10 maneiras simples para cuidar bem da sua visão

Fazer consultas regulares com seu oftalmologista é apenas uma das maneiras de melhorar a visão e evitar lesões e doenças, mas também é importante incorporar outros hábitos em sua rotina para manter seus olhos saudáveis. Saiba mais!
Share on facebook
Share on twitter

Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? Espreguiça? Rola na cama? Dorme só mais cinco minutinhos depois que o despertador toca? Pode ser que faça tudo isso, mas não antes de abrir os olhos. É automático, uma forma de se situar, reconhecer o ambiente depois de uma noite de sono.

Depois o dia começa e vem a rotina. Café, banho e trabalho e estudos. Para tudo isso você usa seus olhos, mas será que está tirando um tempo para cuidar da saúde deles? Se a resposta for não, é bom repensar seus hábitos.

Fazer consultas regulares com seu oftalmologista é apenas uma das maneiras de melhorar a visão e evitar lesões e doenças, mas também é importante incorporar outros hábitos em sua rotina para manter seus olhos saudáveis. Veja:

 1 – Tenha uma dieta rica em vitaminas e minerais

De acordo com estudos da Universidade de Harvard (EUA), as vitaminas A, C e E, assim como o zinco mineral, contêm antioxidantes que podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade. É uma condição na qual a mácula (parte do olho que controla a visão central) se deteriora. As fontes de alimento para esses nutrientes importantes incluem bons suplementos, vegetais e frutas coloridas como: cenoura, pimenta vermelha, brócolis, espinafre, morango, batata doce e frutas cítricas.

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, como salmão selvagem e óleo de linhaça extraído a frio, também são recomendados para melhorar a saúde dos olhos.

VEJA TAMBÉM: ÔMEGA 3 – UM POTENTE ALIADO DA SAÚDE OCULAR

10-maneiras-simples-para-cuidar-bem-da-sua-visao-3

2 – Não se esqueça dos carotenoides

Entre eles estão a luteína e a zeaxantina, que são carotenoides encontrados na retina.  Elas ajudam a proteger a mácula, melhorando a densidade do pigmento nessa parte do olho e absorvendo a luz ultravioleta e azul. Estas substâncias podem ser ingeridas através de bons suplementos e vegetais verdes folhosos como brócolis, abobrinha e ovos.

3 – Pratique exercícios

Sim, se exercitar e manter um peso saudável são atitudes que podem ajudar na saúde dos seus olhos. De acordo com o National Eye Institution, o diabetes tipo 2, que é mais comum em pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade, pode causar danos aos vasos sanguíneos presentes nos olhos. Esta condição é chamada de retinopatia diabética, e acontece pelo excesso de açúcar circulando na corrente sanguínea. Isso faz com que as artérias (muito pequenas da retina) se rompam, prejudicando a visão.

4 – Cuide de sua saúde

O diabetes não é a única doença que pode afetar sua visão. Outras condições como hipertensão e esclerose múltipla, também podem prejudicar os olhos pois estão ligadas à inflamação crônica. A inflamação do nervo óptico, por exemplo, pode causar dor e até mesmo perda completa da visão. Embora uma doença como a esclerose múltipla não possa ser evitada, você pode fazer o controle com hábitos e medicamentos saudáveis. Já a hipertensão arterial pode ser tratada de forma eficaz com uma dieta saudável, exercícios e medicamentos anti hipertensivos.

10-maneiras-simples-para-cuidar-bem-da-sua-visao-4

CONHEÇA A LISTA DE ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS

5 – Use óculos de proteção

Se você pratica esportes de contato como basquete ou futebol, está reformando a casa ou realizando experimentos científicos na escola, lembre-se de usar óculos de proteção. Eles protegem seus olhos de impactos com as bolas e impedem que eles sejam atingidos por substâncias químicas ou físicas como pedaços de madeira ou pregos.

6 – Tenha um bom par de óculos de sol

Óculos de sol vão muito além da moda. Eles bloqueiam quase 100% da radiação UVA e UVB emitida pelo sol. Essa radiação pode causar lesões oculares e acelerar o aparecimento da catarata. Mas atenção! Use produtos de boa qualidade, pois apenas eles oferecem este tipo de proteção. Usar um chapéu de abas largas também pode ajudar a proteger seus olhos dos danos causados pelo sol.

7 – Descanse a vista

Computador, celular, televisão… Seus olhos trabalham duro durante todo o dia e é preciso fazer pausas regulares. Para aliviar a tensão, a cada 20 minutos, você deve desviar os olhos do computador ou celular e focar em um objeto que esteja mais distante. Faça isso por cerca de 20 segundos.

 10-maneiras-simples-para-cuidar-bem-da-sua-visao-5

8 – Abandone o cigarro  

Você sabe que fumar é ruim para os pulmões, coração, cabelo, pele, dentes e praticamente todas as outras partes do corpo. Isso inclui seus olhos. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, fumar aumenta drasticamente o risco de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Felizmente, seu corpo começa a se recuperar dos danos causados pelo cigarro já nas primeiras horas após o abandono do uso, então pare o quanto antes.

9 – Conheça o histórico da saúde ocular da sua família

Algumas condições oculares são hereditárias, portanto, estar ciente das condições dos olhos dos seus pais ou avós pode ajudá-lo a tomar precauções. As condições hereditárias incluem: glaucoma, degeneração da retina, degeneração macular relacionada à idade e atrofia óptica. Lembre-se de passar esta informação ao seu oftalmologista durante a consulta.

10 – Mantenha suas mãos e lentes limpas

10-maneiras-simples-para-cuidar-bem-da-sua-visao

Seus olhos são vulneráveis a germes e infecções. Por isso você deve sempre lavar as mãos antes de tocar os olhos, óculos ou manipular as lentes de contato.  Elas devem ser higienizadas conforme a recomendação do médico. Germes em suas lentes de contato ou óculos podem levar a infecções bacterianas dos olhos.

São atitudes simples, porém importantíssimas para a saúde dos seus olhos. Procure incorporá-las em sua rotina. E se você gostou deste conteúdo, repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

1 comentário em “10 maneiras simples para cuidar bem da sua visão”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Existe segredo para ser feliz?

Somos seres individuais e com desejos tão particulares. Muitas vezes, imaginamos sermos tão diferentes de todo mundo e é como se ninguém pudesse nos compreender,