Saúde e nutrição estão diretamente ligadas. Não é possível ter uma sem a outra! E no mês em que se comemora esse dia, vamos falar sobre a importância de uma dieta balanceada para um corpo ativo e saudável. Você vai conhecer também mais sobre o papel do nutricionista, que é o profissional mais adequado para lhe orientar sobre a sua dieta. Vamos lá?

Dieta nutritiva é essencial!

Uma dieta nutritiva e bem equilibrada, junto com uma atividade física, é fundamental para uma boa saúde! A alimentação saudável inclui o consumo de proteínas de alta qualidade, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais, alimentos ricos em água e hidratação adequada. Se alimentar dessa forma ajuda a manter as funções diárias do seu corpo, promove o melhor peso corporal e pode ajudar na prevenção de doenças. É importante também evitar alimentos processados, gorduras saturadas e álcool.  

31-de-marco-dia-da-saude-e-nutricao-4

Saúde, nosso bem mais precioso

Os nutrientes nos alimentos que você come são a fonte de energia para as atividades da sua vida. Eles nutrem e protegem suas células de danos externos e reparam qualquer dano celular que possa ocorrer.

As proteínas, por exemplo, reconstroem o tecido danificado e ajudam a manter seu sistema imunológico saudável. Os carboidratos e as gorduras alimentam seu corpo, enquanto as vitaminas e os minerais ajudam nos processos fisiológicos do organismo. As vitaminas A, C e E, por exemplo, atuam como antioxidantes para proteger suas células contra toxinas; as vitaminas B ajudam você a extrair energia dos alimentos que você come. Já o cálcio e o fósforo mantêm seus ossos fortes, enquanto o sódio e o potássio ajudam a transmitir sinais nervosos. Sem uma dieta saudável, você pode comprometer qualquer uma dessas funções essenciais.

31-de-marco-dia-da-saude-e-nutricao-1

Controle de peso

Além da qualidade dos alimentos que você consome, a quantidade é importante quando se fala em bons hábitos alimentares. Queimar a mesma quantidade de calorias que você consome, garante que seu peso permaneça constante ao longo do tempo. Consumir mais do que você queima, por outro lado, resulta em ganho de peso, pois seu corpo converte calorias extras em tecido gordo. Quando você acumula o tecido adiposo, você aumenta seu risco de desenvolver problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, hipertensão, problemas respiratórios, diabetes e câncer. Um plano de refeição saudável sem excesso de calorias ajuda você a se sentir melhor e pode prolongar sua vida.

31-de-marco-dia-da-saude-e-nutricao-3

Prevenção de doenças

A obesidade não é a única doença relacionada à má nutrição. A falta de certos nutrientes também pode contribuir para problemas de saúde. Por exemplo, baixos níveis de cálcio na sua dieta podem predispor o desenvolvimento da osteoporose ou o enfraquecimento dos seus ossos; muita gordura saturada pode causar doenças cardiovasculares e poucas frutas e vegetais em seu plano nutricional estão associadas a uma maior incidência de câncer. Consumir alimentos de várias fontes ajuda a garantir que seu corpo tenha os nutrientes necessários para evitar esses problemas de saúde.

31-de-marco-dia-da-saude-e-nutricao-2

Mudanças

Se você não está acostumado com uma dieta saudável que promova seu bem-estar, faça mudanças graduais. Isso pode ajudar a melhorar a maneira como você come a longo prazo.  Você pode começar, por exemplo, substituindo refrigerantes por água e trocar produtos lácteos gordurosos pelos com baixo teor de gordura.

Outra boa dica é trocar carnes gordurosas por carnes magras e ingerir grãos de trigo integral (e não os refinados). Isso pode diminuir a ingestão de gorduras não saudáveis e aumentar sua ingestão de fibras alimentares. E mais: frutas e vegetais frescos contêm menos sódio do que enlatados, e lanches com produtos frescos como cenouras, maçãs e fatias de pepino são mais saudáveis do que as gorduras e sal dos salgadinhos e das batatas fritas.

E o papel do nutricionista?

31-de-marco-dia-da-saude-e-nutricao-5

Importantíssimo! Este é o profissional habilitado a lhe orientar sobre os alimentos mais saudáveis para o seu corpo. Ele poderá lhe passar uma dieta personalizada de acordo com suas necessidades e orientá-lo sobre seus hábitos alimentares. Dessa forma, ele pode promover sua saúde, prevenir doenças e até ajudar a curar alguma enfermidade.

Por exemplo: durante a consulta ele pode perceber que você não está ingerindo uma quantidade suficiente de fibras. Então ele poderá lhe indicar alimentos ricos nessa substância como chia, aveia, maçã, abacate, brócolis, soja, entre outros e a quantidade a ser ingerida por dia.

O nutricionista também é capaz de avaliar as necessidades nutricionais das pessoas em cada fase da vida. As crianças, por exemplo, são ensinadas a ter hábitos alimentares saudáveis desde cedo, assim elas levarão estes ensinamentos para toda a vida.

Já os idosos precisam de uma alimentação reforçada em leite e derivados (ricos em cálcio para fortalecer os ossos), banana, laranja e mamão (para ajudar no trânsito intestinal) e alimentos integrais, entre outros.

Resumindo: se você está decidido a ter uma alimentação saudável que vai lhe trazer qualidade de vida, consulte um nutricionista!

Dica de saúde

Pode ser que para você seja mais fácil ingerir substâncias nutritivas através de suplementos. Muitos destes nutrientes vêm em forma de cápsulas que podem ser ingeridas de acordo com sua necessidade.

31-de-marco-dia-da-saude-e-nutricao-copia

Atualmente existem suplementos com:

–  ômega 3 (que trazem vários benefícios à saúde como o melhor funcionamento do cérebro, fígado e coração, memória entre outros);

– óleo de borragem e linhaça (que ajuda no controle dos sintomas da TPM e menopausa);

– óleo de gergelim e própolis verde (ajuda no sistema imunológico);

– Suplemento com ômega de algas e óleo de linhaça, desenvolvido para as necessidades das crianças;

– O “blend” de óleos de linhaça, girassol e gergelim (controle do sono, apetite e melhora na performance esportiva);

– óleo de linhaça (auxilia na redução de inflamações de pele e sintomas do olho seco);

– Vitamina B5, biotina, com óleo de amêndoa e gergelim (auxilia na melhora dos sinais do envelhecimento e elasticidade da pele).

Mas atenção!

Ao optar por suplementos, verifique se a empresa é idônea, responsável e se exibe todas as informações de forma visível no rótulo. Em relação aos óleos de peixe (ômega 3), certifique-se de que eles estão livres de metais pesados e tóxicos. Para os outros óleos, é imprescindível que eles sejam obtidos por primeira e única prensagem a frio, pois somente assim são mantidas as suas propriedades terapêuticas e nutricionais.

Concluindo:

Sabemos que mudar hábitos de longa data é muito difícil, principalmente quando se fala em alimentação. Se você está acostumado com uma dieta rica em gorduras saturadas, por exemplo, pode ser muito difícil trocar estes alimentos por outros mais saudáveis. Mas pense que é a sua saúde que está em jogo e, a longo prazo, sua qualidade de vida dependerá diretamente do que você come hoje. Então, procure ter uma dieta mais saudável o quanto antes e viva mais e melhor.

A Própolis Verde e Suas Propriedades

Conheça os principais benefícios do chamado Ouro Verde da Natureza em um único e-book

Baixe gratuitamente o e-book: A Própolis Verde e Suas Propriedades

Baixe nosso E-book grátis