Alimentação alcalina

Share on facebook
Share on twitter

Tem surgido uma série de novidades a respeito dos benefícios da água alcalina para saúde, mas o que ainda é pouco falado, é que existem muitos alimentos alcalinos que você pode comer, para tornar seu corpo menos ácido e aumentar seus níveis de pH.

Equilíbrio é a chave. E quando se trata de níveis de pH do nosso corpo, é a chave para a vida!

Por que devemos nos preocupar com o nível de pH no nosso corpo?

Bom, um corpo alcalino é muito mais saudável do que um corpo ácido, pois um alto nível de ácido no sangue nos torna suscetíveis a doenças, cansados e com maiores chances de piorar doenças crônicas, como alergias, diabetes e Síndrome do Intestino irritável.

pH = 0 » indica o máximo de acidez ou carga positiva

pH = 7,00 » indica a neutralidade

pH = 14 » significa o máximo de alcalinidade ou carga negativa

Um corpo muito alcalino significa:

  • pele mais clara
  • mais energia
  • clareza mental
  • ossos mais fortes
  • redução do risco de câncer
  • menos resfriados e doenças respiratórias
  • menos risco de desenvolver pedras nos rins

Uma dieta alcalina enfatiza alimentos alcalinos, como frutas inteiras, legumes e certos cereais integrais que tem baixa densidade calórica. Uma dieta rica em alimentos alcalinos envolve o equilíbrio ideal entre alimentos acidificantes e alcalinizantes.

O corpo possui uma série de sistemas em seus órgãos que são hábeis em neutralizar e eliminar o excesso de ácido do organismo, mas há um limite de quanto ácido um corpo saudável pode lidar com eficácia. O corpo é capaz de manter um equilíbrio ácido-alcalino desde que os órgãos estejam funcionando corretamente, que uma dieta alcalina bem equilibrada esteja sendo consumida, e que outros fatores de produção de ácidos, tais como o uso do tabaco, sejam evitados.

Quantas pessoas hoje seguem uma dieta saudável?

Nossa dieta padrão é altamente ácida, exige muito dos mecanismos do corpo para remover o excesso de ácido do organismo. Nossa dieta é repleta de alimentos como carnes, produtos lácteos, trigo e açúcar refinado, que tendem a aumentar a acidez no sangue. Ao mesmo tempo, a dieta é notavelmente deficiente em alimentos alcalinizantes como frutas e legumes.

A dieta alcalina reduz a carga de ácido, ajudando a reduzir a pressão sobre os sistemas de desintoxicação do organismo, tais como os rins.

Aqui está uma lista de alimentos alcalinizantes:

  • Legumes alcalinos: beterraba, brócolis, couve-flor, aipo, pepino, couve, alface, cebolas, ervilhas, pimentas, espinafre
  • Frutas alcalinas: banana, melão, uvas, abacaxi, limão, laranja, pêssego, pêra, melancia
  • Proteínas alcalinizantes: Amêndoas, castanhas, tofu
  • Especiarias alcalinizantes: canela, curry, gengibre, mostarda, sal do mar

Alimentos ácidos

  • Alimentos formadores de ácido incluem a maioria dos grãos, feijões, carnes, produtos lácteos, peixes, fast foods e alimentos processados.

Não faça o seu corpo trabalhar duro para manter o seu pH equilibrado

Quando comemos alimentos acidificantes, o nosso corpo traz o nosso pH do sangue de volta ao equilíbrio, liberando minerais ricos em alcalinizantes em nossa corrente sanguínea, como cálcio, fósforo e magnésio. Se comemos alimentos alcalinizantes suficientes diariamente,  nosso corpo tem acesso fácil a estes minerais para fazer o equilíbrio.

Se não está comendo alimentos alcalinizantes o suficiente, o corpo então tem de buscar esses importantes minerais dos nossos ossos, dentes e órgãos. Isso pode comprometer o nosso sistema imunológico, causar fadiga e tornar-nos vulneráveis a vírus e doenças.

Uma dieta balanceada

É aconselhável ter uma dieta de 60 a 80% de alimentos alcalinizantes e 20 a 40% de alimentos formadores de ácido.

Para os alimentos acidificantes, ignore os hambúrgueres de fast-food e alimentos processados. Em vez disso escolha opções mais saudáveis como feijão, grãos e outros alimentos frescos. Pesticidas tendem a ser formadores de ácido, procure escolher frutas e legumes orgânicos sempre que possível.

Tabelas ao alcance

Para auxiliar na dieta, existem tabelas de alimentos ácido-alcalinos, com a descrição dos alimentos, a sugestão é imprimir algumas delas e deixar sempre a vista:

Alimentos altamente  alcalinos

sal mineral, adoçante stévia, pepino, couve, salsa, coentro, algas marinhas, erva de trigo, cevada, semente de abóbora

Alimentos moderadamente           alcalinos                                                        

abacate, beterraba, brócolis, rabanete, aipo, tomate, cebola, pimentão, alface, repolho, pimenta cayena, gengibre, orégano, alho, tomilho, feijão branco, soja

Alimentos ligeiramente alcalinos

lentilha, farinha de soja, tofu, ervas aromáticas e a maioria das especiarias, azeite, óleo de abacate, óleo de coco, óleo de linhaça, óleo de fígado de bacalhau, coco, limão, quinoa, chicória, cenoura, couve-flor, abobrinha, nabo, berinjela, alcachofra, cebolinha, alho francês, espargo, repolho roxo, agrião, ervilha, ginseng

Alimentos altamente ácidos

Alimentos moderadamente ácidos

Alimentos ligeiramente ácidos

Bebidas alcoólicas Ketchup, maionese, sal Feijão preto, feijão frade, feijão vermelho, grão-de-bico, seitam
Café Manteiga, margarina Caril
Refrigerantes, suco de frutas Óleo de milho Óleo de girassol ou de grainha de uva
Alfarroba, cacau, chocolate Baunilha Tâmaras frescas, nectarinas, cerejas
Doces como geleias, sorvete, açúcar, mel ou adoçante Nozes Millet
Mostrada ou molho de soja Iogurte Leite de vaca, natas
Levedura Biscoitos Bebida de arroz e de soja
Vinagre Arroz, pão de trigo ou centeio, aveia, trigo, batata doce Avelãs, castanha do pará
Cevada, centeio, malte, milho Sementes de linhaça e de girassol
Carne de vaca, galinha ou porco
Ovo
Peixe e mariscos
Queijos
Caju, amendoim, pistache, frutas secas
Batata, cogumelos

Bom saber

  • Uma dieta alcalina pode ser especialmente benéfica para impulsionar a eficácia de certos tipos de tratamentos de quimioterapia. (Fonte)
  • Uma dieta altamente ácida cria um ambiente favorável para leveduras e fungos. Ao mudar para uma dieta mais alcalina, você perceberá que tem mais energia e que as infecções fúngicas crônicas começarão a desaparecer.

4 comentários em “Alimentação alcalina”

    • Oi Vera, tudo bom?

      Muito obrigada pelo seu comentário! Muito bom saber que se sente bem. Há quanto tempo você dá mais importância aos alimentos alcalinos? Quanto tempo após começar a dieta, sentiu diferença na sua saúde e bem estar?
      Se puder, compartilhe conosco!

      Um abraço 🙂

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM