Você certamente já ouviu falar sobre medicina preventiva. Essa é uma especialidade da medicina, cujo objetivo central é prevenir doenças ou lesões ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas. Sua origem vem dos povos orientais, campeões quando o assunto é longevidade.

Para a medicina preventiva, é vital cuidar da saúde para que o corpo não adoeça, diferentemente dos costumes ocidentais, em que se remedia a doença, quando essa já acometeu o corpo.

Entre os principais hábitos de quem segue a medicina preventiva estão exercícios terapêuticos, movimentos corporais e, claro, cuidados com a alimentação. Assim, adeptos desse estilo de vida saudável procuram não consumir alimentos industrializados, pobres em vitaminas e minerais e ricos em calorias.

Já os alimentos funcionais, que podem auxiliar na melhora do metabolismo e na prevenção de problemas de saúde, têm grande valor dentro da medicina preventiva. Conheça alguns:

– Óleo de orégano: entre as principais propriedades biológicas do óleo de orégano destacam-se as atividades antibacteriana, antimicótica e antiviral. De acordo com especialistas, o orégano pode auxiliar a combater bactérias, como a Helicobacter pylori, que pode ser encontrada no estômago de pacientes que sofrem de gastrite crônica. Outro benefício do óleo de orégano é poder auxiliar na inibição de fungos como o Candida albicans, responsável pela candidíase;

– Pimentão, canela, cravo e grãos de mostarda: assim como o óleo de orégano, esses alimentos podem atuar como fungicidas, inibindo a proliferação de fungos causadores de doenças renais;

Óleo de coco: muitas pessoas conhecem o óleo de coco apenas pelos benefícios para perda de peso. Porém, esse alimento, rico em ácidos graxos semelhantes ao leite materno, também pode auxiliar no combate a vírus, bactérias e fungos, ajudando na proteção do corpo contra doenças.

Óleo de linhaça: o óleo de linhaça é rico em ômega 3 de origem vegetal, um nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo. Um dos principais destaques do ômega 3, encontrado no óleo da linhaça, é sua propriedade anti-inflamatória natural, que pode auxiliar na prevenção de várias doenças de pele e até no combate da síndrome do olho seco.