Benefícios do óleo de peixe que toda mulher precisa conhecer

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, nada melhor para você, mãe, do que estar sempre saudável para cuidar e acompanhar o crescimento do seu filho, não é mesmo? E porque não dizer bonita também? Mas sabemos que nem sempre isso é fácil pois, em geral, as mulheres são tão dedicadas que acabam colocando todos os outros familiares na frente, e quase não sobra tempo para que você cuide de si mesma, não é assim?
Share on facebook
Share on twitter

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, nada melhor para você, mãe, do que estar sempre saudável para cuidar e acompanhar o crescimento do seu filho, não é mesmo? E porque não dizer bonita também? Mas sabemos que nem sempre isso é fácil pois, em geral, as mulheres são tão dedicadas que acabam colocando todos os outros familiares na frente, e quase não sobra tempo para que você cuide de si mesma, não é assim?

Mas felizmente com apenas uma pequena mudança na sua dieta, você poderá ter energia, saúde e ainda ficar mais bonita, já pensou como isso pode ser bom? Veja como o óleo de peixe pode trazer benefícios para todas as fases da sua vida, incluindo a maternidade e gravidez:

beneficios-do-oleo-de-peixe-que-toda-mulher-precisa-conhecer

O que é o óleo de peixe e como posso consumi-lo?

O óleo de peixe contém principalmente duas substâncias, o EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico). Eles são ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa, encontrados em peixes de águas frias e profundas, como anchova, salmão, atum, sardinha e arenque (selvagens).

Nosso corpo não consegue produzir esses ácidos graxos essenciais, mas precisamos deles, uma vez que eles são responsáveis por criar uma camada lipídica em volta das células, contribuindo para o melhor funcionamento de todas as suas funções.

Você pode e deve inserir em sua dieta todas as fontes de ômega 3 que puder, além de fazer a suplementação com cápsulas de óleo de peixe, mas atenção – tenha a certeza de que o óleo de peixe seja livre de metais tóxicos, certo? E mais: ao escolher um suplemento, busque por uma empresa idônea, responsável e transparente e atente-se sempre ao rótulo!

O ideal é optar por produtos com alta concentração de EPA e DHA que possam suprir o mínimo da concentração diária recomendada para sua saúde. Estes ativos devem ser obtidos através de bons suplementos, pois somente eles poderão proporcionar benefícios para seu corpo. Eles podem atuar na melhora da saúde do coração, dos ossos e dos olhos, redução do colesterol e triglicérides, auxílio na prevenção do mal de alzheimer, da perda de memória e das doenças cerebrais. Também pode atuar na perda de peso e redução de medidas.

Finalizando, desconfie de produtos com preços muito abaixo do mercado: geralmente eles contêm uma quantidade insuficiente de EPA e DHA, (abaixo do recomendado para suas necessidades) e podem não ser isentos de metais tóxicos. Isso compromete os resultados que um bom suplemento traria para sua saúde.

beneficios-do-oleo-de-peixe-que-toda-mulher-precisa-conhecer2

Veja agora os benefícios desses ácidos graxos especialmente para as mulheres:

Fertilidade

O óleo de peixe pode aumentar a fertilidade nas mulheres, reduzindo a inflamação, equilibrando hormônios e regulando seus ciclos. Além disso, ele pode ser eficaz no tratamento de condições como síndrome de ovário policístico e endometriose, fatores que podem causar infertilidade.

Durante a gravidez

Os ácidos graxos ômega 3 se mostraram essenciais para o desenvolvimento visual e neurológico do bebê. Além disso, a ingestão de EPA e DHA tem se mostrado importante para prevenir o trabalho de parto precoce, diminuir o risco de pré-eclâmpsia e da depressão pós-parto. A ingestão do ômega 3 pela mãe é muito importante. Como a dieta ocidental é deficiente nestes nutrientes, durante a gravidez, a mãe acaba “dividindo-os” com o feto, podendo acarretar na falta deste nutriente para ela.

Após o nascimento

beneficios-do-oleo-de-peixe-que-toda-mulher-precisa-conhecer1Os recém-nascidos e bebês em fase de amamentação, podem receber este nutriente através da mãe pelo leite materno e até mesmo antes do nascimento, pela placenta. Nessa fase, o ômega 3 pode trazer muitos benefícios para bebês e crianças como: desenvolvimento do cérebro (e da inteligência) e melhora da coordenação motora e da visão. A explicação dos pesquisadores, é que as gorduras representam 60% do cérebro e do sistema nervoso do corpo, e o DHA é o principal componente da estrutura do tecido cerebral.

Maternidade

Toda mãe sabe que cuidar das crianças é cansativo e que para “dar conta do recado” é preciso estar sempre bem-disposta. O óleo de peixe pode ajudar nessa tarefa pois fortalece o sistema imunológico, evitando que a mãe fique sujeita a doenças como asma, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, artrite, entre outras.

Beleza e saúde das unhas e cabelos

O óleo de peixe com seus ácidos graxos essenciais e com propriedades anti-inflamatórias, auxilia no tratamento e na prevenção de doenças de pele como psoríase, acne e alergias. Por ser capaz de diminuir a inflamação celular em todas as camadas da pele, o ômega 3 pode reduzir a vermelhidão, as rugas e a perda de tônus, reabastecendo os lipídios da pele e minimizando a perda de umidade e a acne, que são fatores que tornam a pele danificada e menos atraente.

A ingestão de ômega 3 também está associada ao risco reduzido de câncer de pele, pois sua ingestão mantém a imunidade alta mesmo após exposição aos raios UV. Ele pode ainda atuar como hidratante natural que revitaliza a pele de dentro para fora, proporcionando uma pele saudável e bonita.

beneficios-do-oleo-de-peixe-que-toda-mulher-precisa-conhecer4

Controle do peso

Esta é uma das principais dificuldades das mulheres. A boa notícia é o que o óleo de peixe, através do ômega-3 ativa uma proteína celular chamada PPAR-gama. Acelerada, ela melhora a atuação da insulina nas células, facilitando sua tarefa de converter açúcar em energia. Além disso, ômega 3 regula os níveis de leptina, favorecendo ainda mais o controle do apetite. Resumindo: este óleo é essencial para regular a queima dos depósitos gordurosos e a fome, o que evita ataques à geladeira potencializando a eliminação de medidas.

Depressão

Sabemos que esta doença afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens.  Felizmente a ingestão elevada de EPA e DHA está associada com o aumento do volume de matéria cinzenta nas regiões cerebrais que controlam a depressão e o humor. Já foi constatado que o consumo adequado do ômega 3 é capaz de melhorar o controle das emoções e do humor, minimizando sintomas depressivos, insônia a falta de libido, que são sintomas frequentes em pacientes com depressão e ansiedade.

Por isso, você que é uma mãe ativa, experimente inserir óleo de peixe em sua dieta e desfrute de todos os seus benefícios! Dessa forma, você ficará saudável e bonita para continuar acompanhando o desenvolvimento dos seus filhos!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Vitamina B5: tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é a vitamina B5?

A vitamina B5 ou ácido pantotênico é uma das vitaminas que compõem o complexo B. Ela faz parte de um grupo de vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo, sabia?

Como a vitamina B5 é um nutriente solúvel em água, seu excesso é eliminado pela urina, sendo raro o excedente desta vitamina em nosso organismo e dificilmente ocasiona algum mal.