Como obter benefícios com o ácido pantotênico

Além de proporcionar uma pele e cabelo saudáveis, a Vitamina B5, ou ácido pantotênico, também exerce inúmeras outras funções importantes no nosso corpo, como saúde dos nervos.
Share on facebook
Share on twitter

Além de proporcionar uma pele e cabelo saudáveis, a Vitamina B5, ou ácido pantotênico, também exerce inúmeras outras funções importantes no nosso corpo, como saúde dos nervos.

Você já ouviu falar do ácido pantotênico? É o mesmo que a Vitamina B5, que atua em muitas funções no nosso organismo, desde a produção de neurotransmissores no cérebro, fabricação de esteroides no corpo, saúde da pele e cabelos, até o metabolismo de gorduras, proteínas e nutrientes provenientes dos alimentos que ingerimos, o ácido pantotênico auxilia ainda na gestão do estresse e da ansiedade crônica, já que ajuda a diminuir perturbações mentais.

Quando estamos com deficiência de vitamina B5 no organismo, podemos sentir os pés queimando e doloridos, fadiga, insônia, depressão, anemia, vômitos, espasmos, e podemos estar com várias funções nervosas e metabólicas comprometidas em algum nível. Portanto, saiba que consumir boas fontes de ácido pantotênico é muito importante para a sua saúde integral, como ele é solúvel em água e excretado pelo organismo, sua ingestão deve ser diária.

Para consumir a Vitamina B5 em seu dia a dia, inclua na sua dieta – ovos, peixe, levedura de cerveja, nozes, amendoim, laticínios, cogumelos, brócolis, repolho, batata, tomate, gérmen de trigo, farelo de arroz, abacate, fígado, salmão e couve. A ingestão diária mínima recomendada pela European Food Safety Authority é de 5mg de vitamina B5 para os adultos, mas para os praticantes de atividades físicas, a indicação pode a chegar aos 10mg diários.

Dentre os benefícios mais impressionantes do ácido pantotênico, está o de ajudar a manter a pele saudável, mais bonita e viçosa, retardando o envelhecimento precoce e o surgimento das rugas e manchas causadas pela idade. Pesquisas demonstraram ainda que a Vitamina B5 auxilia o corpo a manter a pigmentação do cabelo, diminuindo o surgimento dos fios brancos.

acido-pantotenico2

Falando sobre a saúde dos cabelos, é bom saber que a vitamina, B5 junto com todas as outras vitaminas do complexo B, ajuda a nutrir e dar energia para os folículos pilosos, sendo que sua falta pode causar diminuição e perda dos fios. Quem já sofre com o problema de queda pode e deve fazer a suplementação de vitamina B5 e de outras vitaminas do complexo B para combater o problema. Neste caso, é importante que um médico ou nutricionista seja consultado para prescrever a dosagem correta da vitamina.

Além destes benefícios descritos acima, a Vitamina B5 atua ainda em diversos outros aspectos da nossa saúde, tais como o fortalecimento do sistema imunológico, equilíbrio mental e emocional, saúde do coração (uma vez que regula níveis de colesterol e pressão) e ajuda a dar energia para o corpo de modo geral.

E então, gostou de conhecer mais de perto sobre o ácido pantotênico, ou Vitamina B5? Saber mais é sempre bom, ainda mais em se tratando de saúde e da escolha certa dos alimentos!

Compartilhe este post com seus amigos e deixe que todos saibam a importância da Vitamina B5 para o nosso organismo!

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

15 de setembro, dia do cliente: obrigado pela confiança!

Pode ser no café da manhã, almoço, entre as refeições ou antes de dormir. Já faz parte da sua rotina tomar os suplementos da Vital Âtman. Entre tantos produtos disponíveis no mercado você escolheu os nossos. Isso se chama confiança.

Saiba quais alimentos evitar na menopausa

Ondas de calor, irritabilidade, sensibilidade, insônia e ganho de peso. Estes são alguns sintomas desagradáveis que vêm com a menopausa, período que marca o fim do período menstrual. A boa notícia: é perfeitamente possível controlar tudo isso com uma alimentação saudável!