Além de proporcionar uma pele e cabelo saudáveis, a Vitamina B5, ou ácido pantotênico, também exerce inúmeras outras funções importantes no nosso corpo, como saúde dos nervos.

Você já ouviu falar do ácido pantotênico? É o mesmo que a Vitamina B5, que atua em muitas funções no nosso organismo, desde a produção de neurotransmissores no cérebro, fabricação de esteroides no corpo, saúde da pele e cabelos, até o metabolismo de gorduras, proteínas e nutrientes provenientes dos alimentos que ingerimos, o ácido pantotênico auxilia ainda na gestão do estresse e da ansiedade crônica, já que ajuda a diminuir perturbações mentais.

Quando estamos com deficiência de vitamina B5 no organismo, podemos sentir os pés queimando e doloridos, fadiga, insônia, depressão, anemia, vômitos, espasmos, e podemos estar com várias funções nervosas e metabólicas comprometidas em algum nível. Portanto, saiba que consumir boas fontes de ácido pantotênico é muito importante para a sua saúde integral, como ele é solúvel em água e excretado pelo organismo, sua ingestão deve ser diária.

Para consumir a Vitamina B5 em seu dia a dia, inclua na sua dieta – ovos, peixe, levedura de cerveja, nozes, amendoim, laticínios, cogumelos, brócolis, repolho, batata, tomate, gérmen de trigo, farelo de arroz, abacate, fígado, salmão e couve. A ingestão diária mínima recomendada pela European Food Safety Authority é de 5mg de vitamina B5 para os adultos, mas para os praticantes de atividades físicas, a indicação pode a chegar aos 10mg diários.

Dentre os benefícios mais impressionantes do ácido pantotênico, está o de ajudar a manter a pele saudável, mais bonita e viçosa, retardando o envelhecimento precoce e o surgimento das rugas e manchas causadas pela idade. Pesquisas demonstraram ainda que a Vitamina B5 auxilia o corpo a manter a pigmentação do cabelo, diminuindo o surgimento dos fios brancos.

acido-pantotenico2

Falando sobre a saúde dos cabelos, é bom saber que a vitamina, B5 junto com todas as outras vitaminas do complexo B, ajuda a nutrir e dar energia para os folículos pilosos, sendo que sua falta pode causar diminuição e perda dos fios. Quem já sofre com o problema de queda pode e deve fazer a suplementação de vitamina B5 e de outras vitaminas do complexo B para combater o problema. Neste caso, é importante que um médico ou nutricionista seja consultado para prescrever a dosagem correta da vitamina.

Além destes benefícios descritos acima, a Vitamina B5 atua ainda em diversos outros aspectos da nossa saúde, tais como o fortalecimento do sistema imunológico, equilíbrio mental e emocional, saúde do coração (uma vez que regula níveis de colesterol e pressão) e ajuda a dar energia para o corpo de modo geral.

E então, gostou de conhecer mais de perto sobre o ácido pantotênico, ou Vitamina B5? Saber mais é sempre bom, ainda mais em se tratando de saúde e da escolha certa dos alimentos!

Compartilhe este post com seus amigos e deixe que todos saibam a importância da Vitamina B5 para o nosso organismo!