Como prevenir o câncer de mama

Share on facebook
Share on twitter

Estamos no Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e ao compartilhamento de informações para a prevenção do câncer de mama. Por isso, o post de hoje é dedicado a esse importante assunto.

O câncer de mama tem altas chances de cura quando diagnosticado precocemente. Porém, ainda é o que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com dados do Centro de Estudos e Diagnóstico da Mulher, esse tipo de tumor ocorre mais em mulheres entre os 40 e 70 anos. E o diagnóstico tardio é um dos motivos da alta taxa de mortalidade. Afinal, mais de 70% dos casos de câncer de mama no Brasil são diagnosticados quando o tumor já atingiu mais de 5 centímetros, o que representa um estágio avançado.

Por isso, é tão importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam o próprio corpo e realizem o autoexame das mamas para verificar se há alguma anormalidade. E, ao identificar qualquer tipo de alteração, é preciso procurar imediatamente um serviço de saúde para passar por uma avaliação profissional.

Veja os sinais que você deve verificar e estar sempre atenta:

– Presença de caroços (nódulos), geralmente indolores;

– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

– Alterações no mamilo (bico do peito);

– Pequenos nódulos na região dos braços (axilas) ou pescoço;

– Saída de líquido anormal das mamas.

Realizar o autoexame é muito simples:

Imagem: reprodução

Exames de rotina

Além de sempre prestar muita atenção ao próprio corpo, mulheres com mais de 50 anos devem realizar exames de rotina de acordo com a sua idade, pois ajudam a identificar o câncer de mama antes que os sintomas apareçam, aumentando – e muito! – as chances de cura.

A mamografia é um desses exames e deve ser realizada, ao menos, a cada dois anos.

 

 

2 comentários em “Como prevenir o câncer de mama”

  1. Melhor empresa que trabalhei. Garanto a qualidade dos oleos e das capsulas, produzidos com alto rigor de qualidade. Um grande abraco a toda equipe Vital Atman e me orgulho de ter feito parte dessa equipe e voltaria a fazer parte sem hesitar.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM