Conheça seis benefícios dos exercícios físicos aliados a uma atitude mental positiva

Share on facebook
Share on twitter
conheca-seis-beneficios-da-atitude-mental-positiva-aliada-a-exercicios-fisicos

No filme Bohemian Rhapsody, que retrata a vida do cantor Freddie Mercury, existe uma cena muito bonita: o pai do artista dá a ele um conselho: “bons pensamentos, boas palavras, boas atitudes”.

Essa filosofia de vida está alinhada com o que os psicólogos chamam de “movimento de positividade”, que é a prática de ter atitudes positivas e otimistas em relação à vida.

Pessoas assim têm a tendência a aceitar o mundo como ele é, procuram a esperança quando algo ruim acontece e espalham mensagens de esperança para os outros.

Essa atitude positiva é ótima para as pessoas que estão em volta, mas é melhor ainda para quem a pratica, pois traz benefícios reais à saúde.  

ZONAS AZUIS

Um bom exemplo vem da cidade de Okinawa, no Japão, que é uma das “Zonas Azuis” do mundo, ou seja, locais onde a expectativa vida é uma das mais altas do mundo chegando a 100 anos ou mais.

Lá, além da alimentação saudável que inclui peixes como salmão selvagem, sardinhas, anchovas e bacalhau (ricos em ômega 3), as pessoas formam uma rede social chamada “moai”. Trata-se de um grupo de vários amigos que oferecem apoio social, emocional e até mesmo financeiro e que normalmente dura a vida toda.

Conheça 10 hábitos alimentares que promovem a longevidade

Juntos, os membros do moai criam uma atmosfera de positividade que influencia o comportamento um do outro: incentivando exercícios e uma dieta saudável, eles também afetam positivamente a saúde.

De acordo com o escritor Dan Buettner, as pessoas das “Zonas Azuis”, conseguem a longevidade com saúde pois realizam atividades que reduzem o estresse, têm uma ótima alimentação, cultivam as amizades e pertencem a uma comunidade com vários outros hábitos saudáveis. 

Saiba como é possível chegar à melhor idade com saúde! 

Conheça agora seis benefícios da positividade para sua vida: 

1 – Felicidade gera felicidade

conheca-seis-beneficios-da-atitude-mental-positiva-aliada-a-exercicios-fisicos-2

O que nos faz felizes? Pesquisas sugerem que pessoas que praticam positividade e gratidão juntas têm múltiplos benefícios: elas se sentem relativamente mais felizes, com mais energia e experimentam emoções positivas mais frequentes.

A positividade pode levar à estados agradáveis como relaxamento, diversão e conexão. De acordo com um artigo da Psychology Today, “as pessoas que estão satisfeitas com a vida têm bons resultados na escola e no trabalho, relacionamentos sociais e até mesmo boa saúde e vida longa.” 

2 – Age contra o estresse e a ansiedade

Em seu livro “The How of Happiness”, a Dra. Sonja Lyubomirsky diz que “a forma como você pensa sobre si mesmo, seu mundo e outras pessoas, é mais importante para sua felicidade do que as circunstâncias objetivas de sua vida”.

A positividade pode reduzir os efeitos que o estresse crônico tem sobre o corpo. Uma série de estudos descobriu que ter relações sociais fortes, especialmente com pessoas positivas, pode proteger o organismo dos efeitos prejudiciais de decepções e derrotas.

Além disso, um artigo do “New York Times” aponta que “não há mais nenhuma dúvida de que o que acontece no cérebro influencia o que acontece no corpo. 

Ômega 3: saiba porque ele é bom para o cérebro!

Ao enfrentar uma crise de saúde, as emoções positivas podem impulsionar o sistema imunológico e combater a depressão.” Muitos estudos realizados nas últimas décadas encontraram evidências entre a positividade e a melhora de saúde, incluindo:

– Pressão arterial baixa;

– Risco reduzido de doença cardíaca e cardiovascular;

– Melhor controle de peso e proteção contra a obesidade;

– Níveis saudáveis de açúcar no sangue;

– Maior longevidade;

– Taxas mais baixas de depressão e angústia;

– Maior resistência ao resfriado;

– Melhor habilidade para enfrentar dificuldades e momentos de estresse. 

3 – Reduz o risco de transtornos de ansiedade

conheca-seis-beneficios-da-atitude-mental-positiva-aliada-a-exercicios-fisicos-3

Estudos do Departamento de Psicologia da Universidade de Stanford (EUA), descobriram que pessoas deprimidas e ansiosas têm uma capacidade menor de identificar conteúdos emocionais positivos.  Essa deficiência contribui para a “desordem emocional”, que é a marca desses distúrbios. Em outras palavras, uma das características dos transtornos de humor é o pensamento pessimista e negativo. As pessoas com esses transtornos geram pensamentos negativos tão automaticamente que nem sabem que isso está acontecendo.  

Um outro estudo, publicado na “Behavioral Research and Study”, descobriu que o pensamento positivo pode ajudar a diminuir a preocupação patológica e o risco de condições de saúde mental, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Saiba como a meditação pode ajudar contra a depressão e ansiedade 

4 – Contribui para uma vida com mais significado

Um estudo publicado no “American Journal of Orthopsychiatry”,  descobriu que pessoas com altos níveis de pensamento positivo sentem que suas vidas têm mais significado após eventos estressantes. Os pesquisadores descobriram que, pessoas que praticavam o pensamento positivo, têm a sensação de uma vida com mais significado se comparado ao grupo com baixos níveis desse tipo de pensamento. 

5 – Aumenta sua conexão com os outros

conheca-seis-beneficios-da-atitude-mental-positiva-aliada-a-exercicios-fisicos-4

A prática do pensamento positivo ajuda a manter clareza mental, ter uma perspectiva e uma visão panorâmica das circunstâncias em nossas vidas, permitindo que nossa visão se expanda e nos ajuda a formar conexões mais precisas.  Alguns pesquisadores se referem a isso como “o efeito amplo” da positividade. As emoções positivas também podem aumentar nosso senso de unidade com os outros e com o mundo ao nosso redor.

Nossas conexões com outras pessoas constroem significado e propósito e são um fator importante que faz a vida valer a pena. 

6 – Reforça os hábitos saudáveis

A positividade tende a se desenvolver quando experimentamos mais emoções positivas, ou seja, é mais fácil construir hábitos benéficos para a saúde que contribuem para nossa felicidade contínua.

De acordo com a Dra. Barbara Fredrickson, professora de psicologia na Universidade da Carolina do Norte, “quando as emoções positivas superam as emoções negativas em pelo menos 3 para 1, os benefícios se acumulam”.

Conheça pequenos hábitos saudáveis para “turbinar” sua saúde! 

Exercícios físicos: grandes aliados do pensamento positivo

conheca-seis-beneficios-da-atitude-mental-positiva-aliada-a-exercicios-fisicos-5

Os exercícios físicos são ótimos para ajudar você a ter uma atitude mental positiva. Isso porque, ao se exercitar, o cérebro libera substâncias que fazem você se sentir mais feliz e mais relaxado. E mais: quando você é fisicamente ativo, sua mente está distraída dos agentes estressores e dos pensamentos negativos. Isso porque o exercício reduz os níveis de hormônios do estresse em seu corpo ao mesmo tempo que estimula a produção de endorfinas. Elas são substâncias naturais que podem combater o estresse.

Outro bom motivo: o exercício regular pode aumentar sua confiança e melhorar sua autoestima. À medida que sua força, habilidade e resistência aumentam, você se sente melhor. Com vigor e energia renovados, é muito mais fácil manter o pensamento positivo!

E tem mais! O exercício físico, principalmente os esportes, podem ser terapêuticos na abordagem de uma série de distúrbios psicológicos, inclusive a depressão. Além disso, a atividade física melhora os processos fisiológicos, cognitivos, afetivos, sociais e interpessoais das pessoas com problemas psicológicos. 

Conheça os benefícios do esporte que vão muito além do corpo! 

Como você viu, uma atitude mental positiva, aliada à prática de exercícios físicos, faz bem para o corpo e mente! Então, que tal incluir na sua rotina hábitos saudáveis como meditação, yoga e prática de esportes? Você vai se sentir muito melhor e ter mais saúde! 

Se você gostou desse conteúdo repasse-o para sua família e amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
draxe.com
forbes.com
psychologytoday.com
nytimes.commayoclinic.org
ncbi.nlm.nih.gov
psychologytoday.com

1 comentário em “Conheça seis benefícios dos exercícios físicos aliados a uma atitude mental positiva”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Praticar exercícios requer alguns “combustíveis”

Qual a sua atividade física preferida? Para correr, nadar, pedalar, malhar na academia ou jogar basquete, seu corpo precisa de alguns “combustíveis”, ou seja, de calorias que são queimadas e transformadas em energia. Em nosso organismo, essa fonte de energia são os alimentos, que também podem nos proteger da fadiga muscular e do desgaste excessivo dos ossos e músculos. É como se a gente fosse um carro: quanto melhor o combustível, melhor o desempenho. O importante é saber quais são estes alimentos, como ingeri-los e a quantidade correta, pois estes fatores irão influenciar diretamente na qualidade de sua atividade física.