Conheça sete benefícios do orégano para sua saúde

Você já parou para pensar em como nossos antepassados tratavam suas doenças antes do aparecimento dos remédios? Naquela época eles contavam apenas com as plantas que encontravam na natureza. Um dos registros mais antigos data de 3.700 A.C., na China. É um tratado médico sobre as propriedades medicinais das plantas de autoria do imperador chinês Shen Wung.
Share on facebook
Share on twitter

Você já parou para pensar em como nossos antepassados tratavam suas doenças antes do aparecimento dos remédios?

Naquela época eles contavam apenas com as plantas que encontravam na natureza. Um dos registros mais antigos data de 3.700 A.C., na China. É um tratado médico sobre as propriedades medicinais das plantas de autoria do imperador chinês Shen Wung.

Com o passar do tempo outros povos como os Sumérios (Mesopotâmia), Egípcios e Indianos também fizeram uso da medicina fitoterápica. Esta palavra vem do grego e significa phyto (vegetal) e therapeia (tratamento).

Hoje, mesmo com a expansão da indústria farmacêutica, as propriedades naturais das plantas ainda são amplamente usadas para trazer benefícios para a saúde.

Entre elas está o orégano, que tem propriedades antivirais e antifúngicas. Seu óleo prensado a frio pode ajudar no tratamento de doenças como “pé de atleta”, resfriado, gengivite e dores de orelha ou dente, além de problemas digestivos, como azia e SIBO (supercrescimento bacteriano do intestino delgado).

Saiba mais sobre o óleo de orégano

ore2

O orégano (Origanum vulgare) é uma erva da família das mentas (Labiatae). O óleo de orégano prensado a frio é considerado uma alternativa natural aos antibióticos prescritos.

Ele tem dois compostos poderosos chamados carvacrol e timol, ambos com fortes propriedades antibacterianas e antifúngicas, já estudadas pelos cientistas. O óleo de orégano prensado a frio é feito principalmente de carvacrol, enquanto as folhas da planta contêm uma variedade de compostos antioxidantes, como fenóis, triterpenos, ácido rosmarínico, ácido ursólico e ácido oleanólico.

As informações são do Centro de Pesquisas CavinKare, da Índia.

Conheça agora sete benefícios do orégano

1 – É uma alternativa natural aos antibióticos

conheca-sete-beneficios-do-oregano-para-sua-saude-1

Antibióticos de amplo espectro podem ser perigosos porque não matam apenas bactérias responsáveis por infecções, mas também matam as boas bactérias que precisamos para a saúde.

O Wall Street Journal publicou um artigo destacando os perigos do uso contínuo de antibióticos. Nas palavras do autor, “Estudos recentes mostraram que os médicos estão prescrevendo antibióticos de amplo espectro que matam uma grande quantidade de bactérias boas e ruins no corpo.”

O uso excessivo de antibióticos e a prescrição de medicamentos de amplo espectro (quando não são necessários) podem causar vários problemas: um deles é tornar as drogas menos eficazes contra as bactérias que se destinam a tratar, promovendo o crescimento de infecções resistentes aos antibióticos.

Além disso, pode acabar com as boas bactérias do corpo (probióticos), que ajudam a digerir os alimentos, produzir vitaminas e proteger das infecções, entre outras funções.

Já o óleo de orégano prensado a frio representa uma fonte de substâncias antibacterianas naturais que tem potencial para uso em sistemas patogênicos.

2 – Ajuda a combater infecções e o desenvolvimento de bactérias

Há evidências de que o óleo essencial de orégano prensado a frio pode ajudar a combater várias cepas de bactérias que causam problemas de saúde comumente tratados com antibióticos.

Dezenas de estudos confirmam o fato de que o óleo de orégano pode ser usado no lugar de antibióticos prejudiciais para uma série de problemas de saúde.

O “Journal of Medicinal Food” publicou um estudo que avaliou a atividade antibacteriana do óleo de orégano prensado a frio contra cinco diferentes tipos de bactérias ruins.

Os pesquisadores encontraram propriedades antibacterianas significativas contra todas as cinco espécies. A maior atividade foi observada contra E. Coli, o que sugere que o óleo de orégano prensado a frio pode ser usado para promover a saúde gastrointestinal e prevenir intoxicações alimentares letais.

Outras evidências mostram que os compostos ativos do óleo de orégano (como timol e carvacrol) podem ajudar a combater dores de dente e dores de ouvido causadas por infecções bacterianas. Um estudo publicado no “Journal of Infectious Diseases” concluiu que “óleos essenciais ou seus componentes colocados no canal auditivo podem fornecer tratamento eficaz da otite média aguda.”

3 – Ajuda a combater os fungos

O óleo de orégano prensado a frio pode ajudar a prevenir a proliferação de micro-organismos indesejáveis que causam incômodo intestinal, prisão de ventre, cólicas, formação de gases e dores abdominais.

Além disso, ele tem propriedades antibacteriana e antifúngica que fazem dele um grande aliado no combate à candidíase.

4 – Ajuda a Tratar o Pé de Atleta

Um estudo da Universidade de Teikyo, no Japão, descobriu que uma combinação de calor, sal e uso de óleos essenciais (incluindo orégano) teve efeitos inibitórios contra micélios de T. rubrum e conídios de T. mentagrophytes, cepas bacterianas que comumente causam a infecção fúngica conhecida como pé de atleta.

Após testar a atividade fungicida de 11 óleos essenciais contra as bactérias conhecidas por causar pé de atleta, descobriu-se que o óleo de orégano era o mais poderoso.

5 – Ajuda a tratar problemas digestivos

conheca-sete-beneficios-do-oregano-para-sua-saude-6

Vários dos compostos ativos encontrados no Origanum vulgare podem ajudar a ajudar na digestão, relaxando os músculos do trato gastrointestinal e também ajudando a equilibrar a proporção de bactérias boas a ruins no intestino.

O timol, um dos compostos ativos do orégano, é semelhante ao mentol, que é encontrado no óleo de hortelã-pimenta. Como o mentol, o timol pode ajudar a relaxar os tecidos moles da garganta e do estômago, o que pode ajudar a diminuir a azia e o desconforto depois de comer.

O óleo essencial de orégano prensado a frio também é um tratamento natural popular para cândida e SIBO (supercrescimento bacteriano do intestino delgado).

O SIBO é um problema digestivo comum que causa gases, inchaço e intolerância a muitos alimentos contendo carboidratos. O óleo de orégano dificulta a replicação bacteriana e pode ser usado de forma semelhante aos medicamentos antibióticos para o tratamento de infecções que afetam a saúde digestiva e a absorção de nutrientes.

Um estudo publicado na “Global Advances in Health & Medicine” encontrou evidências de que o uso de antimicrobianos à base de plantas é tão eficaz quanto o antibiótico usado para o tratamento da SIBO.

6 – Pode ajudar a tratar parasitas

Em um estudo feito por pesquisadores de Houston, Texas (EUA),  analisou adultos cujas fezes deram positivo para parasitas entéricos (incluindo Blastocystis hominis, que causa desconforto digestivo). Após a suplementação com 600 miligramas de orégano por seis semanas, houve um desaparecimento completo de Entamoeba hartmanni (quatro casos), Endolimax nana (um caso) e Blastocystis hominis em oito casos.

Os sintomas gastrointestinais melhoraram em sete dos 11 pacientes que testaram positivo para Blastocystis hominis, que tende a causar sintomas como náuseas, gases, inchaço e dor abdominal.

7 – É útil para controlar inflamações

Devido à sua alta concentração de antioxidantes e suas atividades de eliminação de radicais livres, o óleo essencial de orégano prensado a frio pode ajudar a reduzir o dano oxidativo e ajudar na prevenção de mutagênese, carcinogênese e envelhecimento. Esta é a conclusão de estudos feitos pela Universidade de Lakehead, no Canadá.

Acredita-se que os radicais livres sejam um fator contribuinte para doenças crônicas comuns incluindo câncer, doenças cardiovasculares, distúrbios neurodegenerativos e toxicidade de drogas.

Outro estudo, do “Institute of Animal Physiology” descobriu que o tratamento combinado com óleos essenciais de tomilho e orégano ajudou a reduzir a produção de citocinas pró-inflamatórias e, portanto, ajudou a atenuar a colite (um tipo de doença inflamatória intestinal) em camundongos.

O óleo de orégano prensado a frio também é benéfico para o tratamento de distúrbios respiratórios recorrentes, crescimento de tumores e artrite reumatoide. Pesquisadores da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, encontraram evidências de que o óleo essencial isolado do Origanum vulgare apresenta propriedades antibacterianas, antioxidantes e quimiopreventivas e pode ter um papel importante como agente bioprotetor.

Mas como ingerir o óleo de orégano?

Através de bons suplementos, fabricados por empresas idôneas. É importante verificar se o óleo foi extraído pelo processo de prensagem a frio. Somente assim é possível garantir a pureza e manutenção das propriedades funcionais dos ativos.

 Referências

Karakaya, S., El, S. N., Karagözlü, N., & Şahin, S. (2011). Antioxidant and antimicrobial activities of essential oils obtained from oregano (origanum vulgare ssp. Hirtum) by using different extraction methods. Journal of Medicinal Food, 14(6), 645–652.

Kristinsson, K. G., Magnusdottir, A. B., Petersen, H., & Hermansson, A. (2005). Effective Treatment of Experimental Acute Otitis Media by Application of Volatile Fluids into the Ear Canal. The Journal of Infectious Diseases, 191(11), 1876–1880.

Kortman, G. A. M., Roelofs, R. W. H. M., Swinkels, D. W., de Jonge, M. I., Burt, S. A., & Tjalsma, H. (2013). Iron-Induced Virulence of Salmonella enterica Serovar Typhimurium at the Intestinal Epithelial Interface Can Be Suppressed by Carvacrol. Antimicrobial Agents and Chemotherapy, 58(3), 1664–1670.

Inouye, S., Uchida, K., Nishiyama, Y., Hasumi, Y., Yamaguchi, H., & Abe, S. (2007). Combined Effect of Heat, Essential Oils and Salt on the Fungicidal Activity against Trichophyton mentagrophytes in Foot Bath. Nippon Ishinkin Gakkai Zasshi, 48(1), 27–36.

Chedid, V., Dhalla, S., Clarke, J. O., Roland, B. C., Dunbar, K. B., Koh, J., … Mullin, G. E. (2014). Herbal Therapy is Equivalent to Rifaximin for the Treatment of Small Intestinal Bacterial Overgrowth. Global Advances in Health and Medicine, 3(3), 16–24.

Bukovská, A., Cikoš, Š., Juhás, Š., Il’ková, G., Rehák, P., & Koppel, J. (2007). Effects of a Combination of Thyme and Oregano Essential Oils on TNBS-Induced Colitis in Mice. Mediators of Inflammation, 2007, 1–9.

Grondona, E., Gatti, G., López, A. G., Sánchez, L. R., Rivero, V., Pessah, O., … Ponce, A. A. (2014). Bio-efficacy of the Essential Oil of Oregano (Origanum vulgare Lamiaceae. Ssp. Hirtum). Plant Foods for Human Nutrition, 69(4), 351–357.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Dia do Amigo: dê um presente gratuito, verdadeiro e emocionante

Pense no seu melhor amigo. Aposto que tem um sorriso no seu rosto agora. Mas por que você escolheu essa pessoa? Se não encontrou uma resposta, não se preocupe! É o coração que escolhe o amigo. Amigo é aquela pessoa especial para quem você conta os segredos, que tem brincadeiras que só vocês entendem, muitas histórias engraçadas, que te dá força nos momentos difíceis e que apenas uma simples troca de olhares já diz tudo. E mais: vocês podem ficar um tempão sem se ver mas, quando se encontram, parece que não passou nem um minuto.

A importância do DHA na cadeia alimentar

Você sabia que o DHA presente nas algas pode “viajar” pela cadeia alimentar? Saiba como ingerir esta substância através de alimentos como peixes e carnes.

Lembra da expressão “cadeia alimentar” das aulas de biologia? Ótimo, pois, agora você vai saber como o DHA, presente nas algas, pode ser ingerido por você através deste processo e como este nutriente pode beneficiar a sua saúde.