Felicidade e saúde andam juntas – dizem os pesquisadores, que após estudos descobriram que pessoas felizes adoecem menos e são mais produtivas.

“Uma boa nutrição beneficia o corpo por dentro e por fora. Ela desempenha um papel fundamental na prevenção e gerenciamento de doenças crônicas, doenças que provocam excesso de peso e resfriados”, disse Melissa Wdowik, professora assistente no Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana da Universidade Estadual do Colorado.

“Tão importante quanto isso, comer saudavelmente aumenta a energia, melhora a autoestima, promove o humor e reduz o estresse. Tudo isso acabará por elevar a produtividade e reduzir os custos com cuidados de saúde.”

Existem alguns alimentos que contêm dentro de suas proteínas um aminoácido chamado triptofano, que é um precursor da serotonina, o hormônio da alegria.

Algumas pequenas mudanças nos hábitos diários podem fazer uma grande diferença:

1. Coma alimentos ricos em triptofano

O triptofano é um precursor da serotonina, e é encontrado em alimentos como frango, ovos, peixe, nozes, sementes de girassol, sementes de abóbora e o óleo de semente de abóbora.

Ovos também são ricos em triptofano – que fica diretamente envolvido na síntese de serotonina.

Frutas frescas, cereais integrais e leguminosas tem uma grande quantidade de fibras e são ideais para ajudar no tratamento de quadros de depressão e podem neutralizar a ansiedade.

Nozes, amêndoas, avelãs, têm triptofano na sua composição química.

2. Procure comer alimentos fermentados diariamente, como iogurte, leite cru e kefir

Estes alimentos ajudam a absorver os nutrientes necessários para a produção de serotonina e ajudam a manter seu intestino saudável – onde a maior parte da sua serotonina reside.

3. Evite açúcar

Açúcar dá uma satisfação temporária (pois provoca uma imediata liberação de serotonina), porém tem muitos efeitos negativos, incluindo atrapalhar as bactérias no seu intestino, que em última instância pode esgotar a sua serotonina.

4. Mova-se

Mover seu corpo aumenta a sua serotonina e outras endorfinas. É por isso que um exercício vigoroso que faz você suar, pode lhe dar uma enorme sensação de prazer, porém, mesmo uma curta caminhada pode melhorar significativamente o seu humor!

5. Tome um sol

Há muito tempo nos dizem para evitar o sol, mas o sol é um impulsionador da serotonina. É saudável obter um pouco de sol por dia, uma pequena dose diária é uma poderosa receita para uma boa saúde.

6. Faça ioga e meditação.

Estresse rouba sua serotonina, sua energia e sua saúde. Ioga e meditação acalmam o seu corpo e sua mente – impulsionam a sua serotonina e trás muitos outros efeitos positivos.

7. Durma bem e suficiente!

A qualidade do sono permite que seu corpo pare, repare e reequilibre. A maioria dos adultos precisam de sete a nove horas de sono por noite, e você terá o melhor sono se você deitar em seu travesseiro entre 22h00 e 23h00.

8. Faça uma massagem

Uma investigação descobriu que massagens podem aumentar a serotonina e dopamina, enquanto diminuem o hormônio do estresse, cortisol.

9. Passe um tempo com quem você ama

Compartilhar seu tempo e se divertir com quem você gosta eleva seus batimentos cardíacos, auxilia na produção de outros hormônios e faz tudo ficar melhor!

Claro, existem muitos outros impulsionadores de serotonina naturais –  desde chocolate amargo (que não incluímos aqui porque leva a maioria das pessoas a consumir açúcar, derrotando a finalidade), até ervas naturais e suplementos.

Todos nós podemos ser mais felizes se paramos de sempre associar serotonina com prescrição médica e começarmos a associá-la com as nossas escolhas de vida. Escolha saúde, a vitalidade é certa!