Já pensou em ser doador de sangue?

Alguma vez você já doou sangue? Já é doador de sangue ou pelo menos pensou no assunto? É um gesto simples que pode salvar muitas vidas. Aproveitamos a oportunidade para falar sobre isso, pois todos os anos, no dia 14 de junho, países de todo o mundo comemoram o “Dia Mundial do Doador de Sangue”.
Share on facebook
Share on twitter

Alguma vez você já doou sangue? Já é doador de sangue ou pelo menos pensou no assunto? É um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

Aproveitamos a oportunidade para falar sobre isso, pois todos os anos, no dia 14 de junho, países de todo o mundo comemoram o “Dia Mundial do Doador de Sangue”.

O evento serve para agradecer aos doadores de sangue voluntários e aumentar a conscientização sobre o assunto para quem nunca doou.

A campanha alerta também sobre a necessidade de doações regulares de sangue para garantir a qualidade, segurança e o estoque de sangue e produtos sanguíneos para pacientes necessitados.

No Brasil, o número de doadores é considerado baixo, apenas 1,8% da população, quando o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 3 a 5%.

No inverno esse número cai mais ainda, pois muitas pessoas viajam e outras ficam doentes com gripes ou resfriados e nesse caso a doação deve ser evitada.  

Salvando vidas

sangue

Apenas para se ter uma ideia, uma bolsa de sangue de 450 ml pode salvar até quatro vidas, isso porque o sangue é derivado em componentes como plaquetas, leucócitos, hemácias e plasma. Cada um tem uma função própria, e o paciente os recebe de acordo com sua necessidade.  

O sangue (e seus derivados) pode ajudar pacientes que sofrem de doenças graves como leucemia e também é usado em cirurgias e em emergências médicas como acidentes de carro, por exemplo.

Posso ser doador?

sangue2

O primeiro passo é procurar um hemocentro. Lá você irá preencher um cadastro e responder algumas perguntas. Depois disso é feito teste de anemia (com uma gotinha de sangue do seu dedo) e uma checagem da pressão e batimentos cardíacos.

Em seguida, você passa por uma entrevista para saber se o seu sangue pode trazer algum prejuízo para o receptor.

Não podem doar, por exemplo, pessoas com o vírus HIV, hepatites e doença de chagas.

Mas em geral, se você está em boas condições de saúde, tem entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos, é possível sim, fazer a doação.  

Mitos

Pode ser que você já tenha ouvido alguns mitos sobre doar sangue. Os principais são:

– doar sangue engorda ou emagrece;

– afina ou engrossa o sangue;

– uma vez que você doou, terá que doar para sempre;

– poderá contrair doenças;

– seu organismo ficará enfraquecido;

Ou seja, nada disso é verdade. Doar sangue não causa nenhum prejuízo ao doador.

Se você está disposto a fazer um gesto de caridade e doar sangue, procure o hemocentro da sua cidade e faça a sua doação. Lá também é possível tirar qualquer dúvida que você tiver a respeito do assunto.

Lembre-se de que doar sangue é um ato de amor!

Aproveite para compartilhar essa mensagem com seus amigos e familiares e assim aumentar o número de doadores de sangue! Afinal, compartilhar solidariedade é fundamental!

Referências
who.int/bloodsafety
prosangue.sp.gov.br
hemominas.mg.gov.br
drauziovarella.uol.com.br
agenciabrasil.ebc.com.br
blog.saude.gov.br

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

15 de março, dia do consumidor: fique de olho na sua saúde!

Você já deve ter ouvido aquela expressão: “o barato sai caro”, não é mesmo? Pois é! Quando o assunto é saúde, isso é ainda mais importante.

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, e por esse motivo, vamos falar de um assunto muito importante para que nossos consumidores possam redobrar a atenção na hora de comprar produtos para sua saúde.

Conheça sete principais benefícios da vitamina D para a saúde

Cada vez mais passamos longas horas em locais fechados como shoppings, escritórios e, quando estamos ao ar livre, sempre damos um jeito de nos proteger do sol. Isso faz com que os níveis de vitamina D em nosso corpo fiquem bem abaixo do recomendável.

Isso porque o sol converte essa vitamina (já reconhecida como hormônio) através dos raios solares, mas você também pode obtê-la através de bons suplementos, que é uma forma prática e segura de garantir a quantidade necessária de vitamina D que o organismo precisa.