Nutrição, indispensável para melhorar os sintomas do Lúpus

Share on facebook
Share on twitter

Não há alimentos que causem ou possam curar o Lúpus. Ainda assim, uma boa nutrição é uma parte importante de um plano de tratamento para a doença.

Em geral, as pessoas com lúpus devem manter uma dieta bem equilibrada, que inclui a abundância de frutas, legumes e grãos integrais. Ela também deve incluir quantidades moderadas de carnes, aves e peixes ricos em gorduras boas.

Se você tem lúpus, seguindo uma dieta variada e saudável, poderá:

  • Reduzir a inflamação e outros sintomas que causam dores
  • Manter os ossos e músculos fortes
  • Combater os efeitos colaterais de medicamentos
  • Alcançar ou manter um peso saudável
  • Reduzir o risco de doença cardíaca

Aqui está o que você precisa saber sobre o lúpus, dieta e nutrição para obter esses benefícios importantes.

Redução da inflamação e de outros sintomas

O lúpus é uma doença que causa inflamação, portanto, é possível que os alimentos que combatem a inflamação possam ajudar a reduzir e amenizar seus sintomas. Por outro lado, os alimentos pró inflamatórios podem agravar a doença.

Alimentos com possíveis propriedades anti-inflamatórias incluem frutas e legumes, que são ricos em antioxidantes. Além disso, os alimentos que contêm ácidos graxos ômega 3, como peixes de águas frias e profundas (salmão, atum, sardinha, arenque), nozes, óleo de linhaça e azeite de oliva também podem ajudar a combater a inflamação.

As gorduras saturadas, por outro lado, podem aumentar os níveis de colesterol – o que pode contribuir para a inflamação, dessa forma, elas devem ser limitadas. Fontes de gorduras saturadas incluem alimentos fritos, assados industrializados, sopas cremosas, molhos, carne vermelha, gordura animal, produtos de carnes processadas e laticínios ricos em gordura (que inclui leite integral, semidesnatado, queijos, manteiga e sorvete).

Manutenção de ossos fortes e músculos

Uma boa nutrição é importante para manter os ossos e músculos fortes! Para as pessoas com lúpus, a saúde óssea é uma preocupação à parte. Isso porque os medicamentos utilizados para tratar o Lúpus podem aumentar o risco de osteoporose, uma doença em que os ossos se tornam menos densos e quebram com facilidade.
Ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D é muito importante para a saúde óssea.

Reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos

Uma dieta rica em cálcio e vitamina D pode ajudar a neutralizar os efeitos prejudiciais dos  corticosteroides nos ossos.

A dieta também pode ser útil no combate a outros efeitos colaterais dos remédios, por exemplo, uma dieta baixa em sódio pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e diminuir a pressão arterial, que pode ser elevada com a utilização de corticosteroides.

Uma dieta rica em ácido fólico, como o encontrado em vegetais de folhas verdes escuras, frutas, pães enriquecidos e cereais, é importante se estiver usando metotrexato. Para náusea causada por medicamentos, comer pequenas refeições em menores intervalos de tempo e ingerir alimentos fáceis de digerir são alternativas que podem ajudar a suavizar esse sintoma.

Ajudando a alcançar ou manter um peso saudável

Lúpus pode causar rápida perda e ganho de peso, portanto, comer corretamente para atingir um peso saudável é importante.

Perda de peso e falta de apetite é comum entre as pessoas recentemente diagnosticadas com lúpus e podem resultar da própria doença. Isso também pode ser efeito de medicamentos que causam dor de estômago ou feridas na boca. O ganho de peso pode ser o resultado de inatividade ou causado pelos corticosteroides utilizados para controlar a doença.

Se a perda ou ganho de peso é um problema, é importante falar com o seu médico ou nutricionista. Eles poderão avaliar sua dieta e sugerir um programa para ajudar a controlar o seu peso de forma saudável. O programa incluirá provavelmente uma dieta com baixo teor calórico e a prática exercícios, de acordo com suas necessidades e estilo de vida.

A redução do risco de doença cardíaca

Pessoas com lúpus têm maior risco de doença cardíaca em comparação com a população em geral, e isso faz com que uma boa dieta seja imprescindível para uma boa saúde do coração.
Se você tem fatores de risco para doenças cardíacas – incluindo pressão arterial elevada ou alto nível de colesterol, uma dieta de baixo teor de gordura e a prática de exercícios podem ajudar.

Uma pesquisa mostrou que os ácidos graxos ômega 3, além de auxiliar na redução da inflamação e consequente melhora das dores articulares, podem melhorar alguns fatores de risco de doenças cardíacas como altos níveis de triglicérides e pressão arterial. Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 incluem:

  • Salmão
  • sardinhas
  • cavalinha
  • anchova
  • arenque
  • atum
  • semente de linhaça moída
  • nozes
  • óleo de nozes, óleo de peixe e óleo de linhaça


Seja se alimentando ou suplementando, o importante mesmo é nunca deixar de se cuidar! Qualidade de vida muitas vezes tem base em uma boa nutrição.

1 comentário em “Nutrição, indispensável para melhorar os sintomas do Lúpus”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

10 maneiras simples para cuidar bem da sua visão

Fazer consultas regulares com seu oftalmologista é apenas uma das maneiras de melhorar a visão e evitar lesões e doenças, mas também é importante incorporar outros hábitos em sua rotina para manter seus olhos saudáveis. Saiba mais!

Óleo de peixe, benefícios além da medicina

De acordo com um estudo recente da Universidade de Harvard, a deficiência de ácidos graxos ômega 3 é oficialmente uma das 10 principais causas de morte nos Estados Unidos.
O óleo de peixe se mostrou eficiente para suprir essa carência de ômega 3!