Óleo de gergelim prensado a frio e seus benefícios

Você sabia que o óleo de gergelim é um alimento cheio de qualidades nutricionais, medicinais e cosméticas? E não por acaso. É que o óleo de gergelim é rico em antioxidantes (sesamol e sesaminol), que protegem as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres, e também em gorduras poli-insaturadas. Além disso, possui vitamina E, vitamina K, fitoesteróis, ômega 3 e 6, magnésio, cobre, cálcio, ferro, zinco, proteínas e vitamina B6. Muita gente não sabe, mas o gergelim é cultivado pelo homem há pelo menos 5 mil anos...
Share on facebook
Share on twitter

Você sabia que o óleo de gergelim é um alimento cheio de qualidades nutricionais, medicinais e cosméticas? 

E não por acaso.  É que o óleo de gergelim é rico em antioxidantes (sesamol e sesaminol), que protegem as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres, e também em gorduras poli-insaturadas. Além disso, possui vitamina E, vitamina K, fitoesteróis, ômega 3 e 6, magnésio, cobre, cálcio, ferro, zinco, proteínas e vitamina B6.

Muita gente não sabe, mas o gergelim é cultivado pelo homem há pelo menos 5 mil anos. Na tradicional medicina Ayurveda, por exemplo, o óleo obtido a partir da prensagem da semente de gergelim é bastante utilizado para tratar diversas doenças e ainda melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

Na medicina ocidental, é o método de prensagem a frio para extração de óleos que tem chamado a atenção. Isso porque o calor, mais comumente usado para extrair o óleo da semente, pode prejudicar seu sabor e qualidade nutricional, enquanto o método de prensagem e extração a frio produz óleos de melhor qualidade, mantendo suas propriedades bioativas. 

Mas quais são os benefícios do óleo de gergelim prensado a frio? 


1. Tem efeito anti-inflamatório

 Esse talvez seja o principal benefício do óleo de gergelim. Estudos (http://www.ibrafe.org/) mostram que o óleo de gergelim pode reduzir a inflamação do corpo e pode ser usado ainda (segundo a medicina chinesa) como produto antibactericida e poderoso aliado no combate à hipertensão arterial (pressão alta).


2. Ajuda a perder peso

Os compostos antioxidantes do óleo de gergelim aumentam a atividade das células do fígado responsáveis pela quebra dos ácidos graxos. Ou seja:  as gorduras poli-insaturadas presentes no gergelim podem ajudar a queimar gordura.

3.Aliado da saúde da pele

A  semente de gergelim é cheia de zinco,  importante mineral que atua na síntese de colágeno, proporcionando a manutenção de uma aparência  mais jovem e saudável. Não podemos esquecer de falar dos antioxidantes do óleo de gergelim que são fundamentais para a elasticidade da pele.  O efeito hidratante do óleo também ajuda a manter a elasticidade da pele e a prevenir o envelhecimento precoce.  

4 . Ajuda a melhorar a saúde bucal

Se você sofre com mau hálito, quer fortalecer seu sistema imunológico ou até mesmo clarear os dentes, fazer bochechos diários com o óleo de gergelim é uma excelente alternativa. Os bochechos com o óleo de gergelim também reduzem o tártaro, previnem infecções bacterianas e fortalecem as gengivas.

5. É bom para os ossos

O óleo de gergelim se mostrou capaz de promover o crescimento de osteoblastos, as células responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea. A presença de cálcio e zinco na semente de gergelim pode ser a explicação para isso.

6. Ajuda na manutenção da pressão arterial e ajuda na saúde do coração

O óleo de gergelim é hipotensivo, ou seja: reduz a pressão do sangue sobre os vasos sanguíneos.

O óleo de gergelim possui 82% de ácidos graxos insaturados. E pesquisas  mostram que uma dieta rica em gorduras insaturadas é boa para a saúde do coração.  Ácidos graxos ômega-6 do óleo de gergelim (gordura poli-insaturada) é essencial para a alimentação e pode prevenir doenças cardíacas.

Um estudo de um mês em 48 adultos descobriu que aqueles que consumiram 4 colheres de sopa (59ml) de óleo de gergelim por dia tiveram maiores reduções no LDL, o mau colesterol, e nos triglicerídeos, em comparação com aqueles que consumiram azeite.


7. Ajuda no controle da glicemia

Esse tópico é especialmente importante para quem está acima do peso ou luta contra o diabetes.  

Outro estudo realizado com 46 adultos com diabetes tipo 2 descobriu que tomar óleo de gergelim por 90 dias reduziu significativamente o açúcar no sangue em jejum e a hemoglobina A1c (HbA1c), em comparação com um grupo placebo. Os níveis de HbA1c são um indicador do controle de açúcar no sangue a longo prazo.

8. Tem ação antioxidante, previne o câncer e o estresse oxidativo

As sementes de gergelim contêm uma lignina lipossolúvel com propriedades fitoestrogênicas, conhecida como sesamina. Segundo evidências científicas, esta substância inibe a proliferação de alguns tipos de câncer.

E você, já experimentou óleo de gergelim prensado a frio? Adicione essa delícia no preparo dos seus alimentos e consuma-o como parte de uma dieta balanceada. 

Se gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares! Compartilhar saúde é Vital 🙂

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM