Ômega 3: conheça os benefícios para a saúde do coração

Share on facebook
Share on twitter

Todo mundo já ouviu falar que o ômega 3 faz bem para a saúde, certo? Mas você sabia que ele pode auxiliar – e muito – na saúde do nosso coração?

Nesse texto, vamos abordar os principais benefícios desse óleo para o sistema cardiovascular. Mas antes, falaremos um pouquinho sobre o coração.

Fique de olho no coração

Segundo estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde), a principal causa de morte no mundo são os doenças cardiovasculares. Para sermos mais exatos, as mortes por doenças associadas ao coração representam 30% das mortes globais. Outro dado importante é que 80% dessas mortes acontecem em países de média e baixa rendas – como o Brasil. (1)

A base para as doenças cardiovasculares é o acúmulo de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias e veias, conhecida como aterosclerose. O grande problema é que a aterosclerose se desenvolve de forma silenciosa, e, quando se manifesta, pode ser tarde demais. (1)

Problemas como o infarto e o acidente vascular encefálico estão associadas com determinantes fatores de risco cardiovascular, como a obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes etc. (1)

Fora isso, a aterosclerose se qualifica por um processo inflamatório crônico na parede vascular, além de elevar os marcadores inflamatórios séricos, o que está relacionado a eventos cardiovasculares. (1)

E como prevenir essas doenças? Controlar a pressão arterial, por exemplo, diminui a chance de eventos cardiovasculares. Além disso, quando falamos sobre os processos inflamatórios, medicamentos e mudanças no estilo de vida – como a alimentação – podem ajudar a limitar o processo de inflamação. (1)

omega-3-conheca-os-beneficios-para-a-saude-do-coracao

E como o ômega 3 pode ajudar a evitar doenças cardiovasculares?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o ômega 3 pode ter um efeito estabilizador no coração, sendo responsável por diminuir a frequência cardíaca de pessoas que possuam a predisposição a ter arritmias ou frequência cardíaca anormal. (2)

Estudos mostraram também que, ao aumentar o consumo de ômega 3 na dieta – seja por meio de alimentos ou na ingestão de suplementos alimentares à base de óleo de peixe -, houve uma redução de ataques cardíacos e de mortes súbitas. (2)

O ômega 3 também age como um importante aliado ao coração por ter propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras. Por ter essa propriedade anti-inflamatória, ele acaba sendo eficaz diretamente sobre eventos hipertensivos. (2)

Há evidências também de que o óleo de peixe seja responsável por diminuir a pressão sanguínea. Apesar do efeito ser pequeno, inserir peixe na dieta pode ajudar quem tem pressão alta – mas isso não substitui o uso de medicamentos e outras mudanças na dieta. Substituições na alimentação são bem-vindas: trocar carne vermelha por peixe, por exemplo. Mas lembre-se de evitar peixes mais salgados como o salmão defumado. (2)

A qualidade da gordura ingerida influencia diretamente as concentrações de lipoproteínas plasmáticas e o processo inflamatório e, de acordo com a IV Diretirz Brasileira de Dislipidemia, o ômega 3 pode ajudar a reduzir a síntese hepática dos triglicerídeos e aumentar discretamente o HDL. (3)

Em pessoas que possuem doença arterial coronária, demonstrou-se que a suplementação de 1g/dia de ômega 3 foi capaz de reduzir em 10% eventos cardiovasculares, como morte, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. O que indica que esse ácido graxo pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de hipertrigliceridemia. (3)

Outro ponto muito importante é que o óleo de peixe pode diminuir ou impedir o risco de doenças do coração. Isso acontece porque ele pode reduzir a coagulação sanguínea e as arritmias ventriculares, além dos distúrbios vasculares. (2)

omega-3-conheca-os-beneficios-para-a-saude-do-coracao

Onde encontrar o ômega 3?

O ômega 3 pode ser encontrado em peixes como atum, anchova, salmão e sardinha – e os peixes são as principais fontes desse óleo. É possível também encontrá-lo em plantas e em algas marinhas. (4)

Também é possível consumir suplementos que possuem ômega 3. Nesse caso, é sempre importante ficar atento à qualidade do óleo, procurando produtos livres de metais pesados, com garantia de procedência e altas concentrações desse ácido graxo.

Antes de inserir qualquer suplemento na sua dieta, procure orientação de um profissional. Somente ele poderá te orientar sobre a quantidade ideal de consumo diário e como isso deve ser feito.

FONTES:
  1. SANTOS, R.D. et al . I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular.Arq. Bras. Cardiol.,  v. 100, n. 1, supl. 3, p. 1-40, São Paulo,   2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2013000900001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 23 out. 2020.
  2. GOMES, Raimundo Nonato Silva et al. Ácido graxo ômega-3 na prevenção e tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Higiene Alimentar, v. 30, n. 256/257, p. 33-37, 2016. Disponível em <http://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/08/1359/separata-33-37.pdf>. Acesso em 23 out. 2020.
  3. CASANOVA, Marcela A.; MEDEIROS, Fernanda. Recentes evidências sobre oa ácidos graxos poli-insaturados da família ômega-3 na doença cardiovascular. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistahupe/article/view/8869/6750>. Acesso em 23 out. 2020.
  4. MEG-3 Trust the source. Ômega-3. Disponível em https://www.meg-3.com/pt_BR/omega-3s.html>. Acesso em 23 out. 2020.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM