Ômega 3: você sabe analisar a qualidade do produto que está comprando?

Share on facebook
Share on twitter

Muito se ouve falar a respeito do ômega 3, certo? Mas muita gente não tem ideia de que existem diferenças entre eles. Escolher um ômega 3 de qualidade é essencial para que seus benefícios façam efeito e, por esse motivo, falaremos sobre o Selo MEG-3. Mas, antes, vamos entender melhor o que é o ômega-3.

Afinal, o que é ômega-3?

Os ômegas 3 são gorduras saudáveis e fundamentais para o bom funcionamento do cérebro, dos olhos e do coração. Além disso, podem auxiliar no bem-estar geral. Infelizmente o ômega 3 não é produzido naturalmente pelo nosso corpo, então precisamos conseguir essas gorduras por meio da alimentação. (1)

Essas gorduras são encontradas principalmente em peixes como salmão, atum, anchova e sardinha. Os ômegas-3 também podem ser encontrados em algumas plantas e até em algas marinhas. (1)

Vale ressaltar que os peixes são a principal fonte de dois ácidos graxos que influenciam positivamente a nossa saúde: ômega-3 EPA e DHA. (2)

Além do EPA e do DHA, que são formas biologicamente ativas do ômega 3, esse ácido graxo também pode ser encontrado em algumas castanhas e sementes na forma de ALA.(3)

omega-3-voce-sabe-analisar-a-qualidade-do-produto-que-esta-comprando

Como escolher um suplemento de ômega-3 de qualidade?

Primeiramente, é necessário falar com um profissional da saúde antes de começar a fazer o uso do suplemento. Isso é importante porque alguns nutrientes e vitaminas podem interagir com medicamentos, então, é sempre bom ficar alerta. (4)

Quando for usar um ômega 3, procure por produtos que tenham óleo de peixe na composição. Caso seja vegetariano/vegano, você pode optar por um que utilize óleo extraído de algas. (4)

É fundamental verificar também se o fabricante especifica a concentração de ômega 3 EPAe/ou DHA existente em cada cápsula. Isso é importante para seu médico determinar quais são os níveis adequados ao seu corpo. (4)

Outro ponto importante é pensar na sustentabilidade e no meio ambiente. Sempre compre um suplemento que deixe claro em sua embalagem que adotam medidas em favor da sustentabilidade. Procure por essa informação. Alguns órgãos reguladores, como o Friends of the Sea® Certified Sustainable Fisheries e Seafood Watch, são fontes confiáveis. (4)

Também é essencial escolher produtos de qualidade porque o óleo de peixe pode estar contaminado com metais pesados, como chumbo, arsênio, cádmio e mercúrio. Esses metais podem gerar problemas digestivos, reprodutivos, cardiovasculares, respiratórios, e até afetar o sistema nervoso.

omega-3-voce-sabe-analisar-a-qualidade-do-produto-que-esta-comprando

Por que escolher o selo MEG-3 como sua fonte de ômega 3?

Você precisa consumir produtos de qualidade, isso é fato. E variedade de preços e produtos é o que mais existe no mercado. Por isso, existem alguns selos que garantem a procedência do ômega 3. O selo IFOS é um desses exemplos, ele é um indicativo de que o produto passou pelo teste de qualidade e cumpriu as normas de segurança para contaminantes ambientais definidos pelo Council for Responsible Nutrition (CRN)/The Global Organization for EPA and DHA Omega-3 (Goed) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). (5)

A diferença do selo MEG-3 para os demais é que ele entrega alta qualidade, elevado nível de pureza e um fornecimento sustentável de ômega-3 derivado de óleo de peixe – lembrando que produtos certificados pelo MEG-3 não têm o gosto ou o cheiro característico do peixe. (1, 6)

Fora isso, o MEG-3 tem como fornecedores de peixes selvagens apenas empresas regulamentadas, em que os equipamentos, as práticas e os procedimentos adotados têm como objetivo proteger as reservas naturais desses animais. Isso acontece porque o MEG-3 apoia um ambiente sustentável e renovável. (6)

Os óleos de peixe MEG-3 estão sempre cumprindo e superando os regulamentos e as diretrizes mundiais para contaminantes, proporcionando ômegas-3 EPA e DHA extremamente seguros e de altíssima qualidade. (6)

Então, se for consumir algum suplemento que tenha ômega-3, lembre sempre dessas dicas para escolher o melhor para a sua saúde.

omega-3-voce-sabe-analisar-a-qualidade-do-produto-que-esta-comprando

Há cerca de 18 anos, somos parceiros da DSM, empresa especializada em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável e que fornece o óleo de peixe que compõe nossos produtos. Apoiamos um ambiente renovável e sustentável, por isso adquirimo sóleos com o selo MEG-3.

 

FONTES: 
  1. MEG-3–Trustthesource. Página inicial. Disponível em <https://www.meg-3.com/pt_BR.html>. Acesso em 8 out. 2020.
  2. MEG-3–Trustthesource. Ômega-3. Disponível em <https://www.meg-3.com/pt_BR/omega-3s.html>. Acesso em 8 out. 2020.
  3. MAGALHÃES, Dulce M. Oliveira de. Ácidos gordos ómega-3 na gravidez. 2012, 28f. Revisão temática (Graduação em Ciências da Nutrição) – Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Porto, 2012. Disponível em <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/68771/2/39793.pdf>. Acesso em 8 out. 2020.
  4. MEG-3–Trustthesource., 2019. Quatro passos que facilitam a seleção de um suplemento de ômega-3 de alta qualidade.Disponível em<https://www.meg-3.com/pt_BR/news/four-easy-steps-to-select-omega-3-supplement.html>. Acesso em 8 out. 2020. 
  5. Certifications. Página inicial. Disponível em<https://certifications.nutrasource.ca/>. Acesso em 8 out. 2020.
  6. MEG-3–Trustthesource. Por que MEG-3. Disponível em <https://www.meg-3.com/pt_BR/why-meg-3.html>. Acesso em 8 out. 2020.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O que são Ácidos Graxos essenciais e por que eles são tão importantes?

Durante décadas, os alimentos com gordura sofreram com má reputação pois todos achavam que eles só faziam mal ao organismo.

No entanto, a gordura dietética e os ácidos graxos essenciais são dois componentes muito importantes para a saúde.

Os ácidos graxos desempenham um papel em quase todos os aspectos da saúde, até mesmo nas células que compõem o corpo.

Existem certos tipos de ácidos graxos que devem ser incorporados à dieta pois eles não são produzidos pelo corpo.

Óleo de amêndoas, sua pele sempre jovem e você saudável

Você já deve ter ouvido falar no óleo de amêndoas, certo? Ele é sempre lembrado quando se fala em tratamentos de beleza para a pele e cabelos. Mas além disso, este óleo tem uma série de propriedades que podem fazer bem à saúde do corpo. Isso porque ele é uma substância rica em vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados, proteínas, potássio e zinco, além de uma série de outros minerais e vitaminas.

Ômega 3: um poderoso aliado na perda de peso e na redução de medidas

Quando a gente quer emagrecer, o primeiro pensamento é: “vou cortar todas as gorduras”! Mas não precisa ser assim! Existem gorduras boas que podem ajudar a perder peso e até reduzir medidas.

A gente explica:
É preciso entender que existem gorduras “boas” e “ruins”. As gorduras “boas” estão em alimentos como …