Os prós e os contras da corrida

Share on facebook
Share on twitter

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Quando pensamos em corrida, logo vêm à nossa cabeça os benefícios óbvios, que são a queima de calorias e a perda de peso. Mas o exercício vai muito além disso. Infelizmente para o mal também: suas consequências ruins são mais graves que uma torção no pé. Portanto, a corrida não deve ser levada na brincadeira.

Para se dedicar ao esporte de forma segura, é preciso procurar um profissional para uma avaliação médica que dirá se você está apta ou não a começar a correr. “Não procurar orientação é a mesma coisa que viajar de carro em um feriado sem fazer a revisão”, compara a Drª Silvana Vertematti, cardiologista e médica do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.
Ela e o treinador Daniel Neves, da Nova Equipe Assessoria Esportiva, ressaltaram os prós e os contras da atividade para que, antes de calçar o tênis, você saiba como aproveitar com segurança tudo que a corrida tem de bom para oferecer.

Prós

· Não requer um lugar específico nem depende de um parceiro para ser praticada;
· A alta queima de calorias melhora o perfil lipídico, que são os níveis de gordura no sangue, prevenindo problemas de saúde;
· Aumenta a capacidade cardiopulmonar;
· Faz crescer a autoestima;
· Diminui o estresse;
· Desenvolve a sociabilização;
· Proporciona melhora ósteo-articular (os ossos envolvidos por articulação), diminuindo o risco de lesões;
· Não requer lugar específico nem equipamento para ser feita.

Contras

· A chance de uma lesão ocorrer é grande quando há falta de preparo ou a pessoa excede a intensidade da qual é capaz;
· Eleva o risco de doenças cardiovasculares quando se corre sem ter conhecimento de uma condição clínica desfavorável, como hipertensão, diabetes e colesterol alto;
· Quem é a típica “atleta de final de semana” e leva a corrida como brincadeira é quem mais está exposta, inclusive à morte súbita.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

5 passos para deixar o açúcar

Você já pensou em comer um doce hoje ou, já comeu? Já tentou por várias vezes ficar sem um docinho mas não conseguiu? Então este texto está direcionado pra você, que ama açúcar mas não consegue deixar este vício!

Ômega 3 de algas: conheça seus benefícios

Quando se fala em ômega 3, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça?

Algumas pessoas pensam em linhaça e a maioria pensa em cápsulas, não é mesmo? Até aí tudo bem, pois ele pode ser consumido através de bons suplementos.

Algumas pessoas também sabem que esta substância está presente na natureza em peixes gordos de mares gelados como sardinha, atum, arenque, anchova e salmão selvagem.

O que pouca gente sabe, é que o ômega 3 pode ser consumido através das algas!