Prensagem a frio, o que é isso?

Os óleos que você utiliza para cozinhar todos os dias são extraídos de sementes, frutas e nozes. Desde o azeite até o óleo de gergelim, a forma de extração tem um efeito direto no sabor e principalmente no valor nutricional dos óleos.
Share on facebook
Share on twitter

Os óleos que você utiliza para cozinhar todos os dias são extraídos de sementes, frutas e nozes. Desde o azeite até o óleo de gergelim, a forma de extração tem um efeito direto no sabor e principalmente no valor nutricional dos óleos.

Usar o calor para extrair o óleo pode aumentar a produção, mas o calor pode prejudicar seu sabor e qualidade nutricional. O método de prensagem e extração a frio produz óleos de qualidade superior, embora em quantidades menores.

Processo de extração a frio (Cold Process)

Extração de óleo através de prensagem a frio envolve a moagem da semente ou amêndoa,  forçando o óleo para fora. Existem prensas de vários de tamanhos, de pequenas dimensões para uso doméstico a grandes prensas comerciais. As sementes são deixadas cair no interior de um cilindro que contém uma rosca sem fim, esta rosca mói e esmaga as sementes em uma câmara de compressão, até que o óleo é extraído. O óleo sai por pequenos furos no cilindro e é recolhido em um recipiente apropriado. Embora um pouco de calor seja gerado através da fricção quando a rosca quebra as sementes, geralmente não é calor suficiente para danificar o óleo – e por esse motivo tem de haver um monitoramento constante da temperatura, pois a extração a frio não pode ultrapassar 60ºC, preservando as propriedades naturais das sementes.

temperatura
Temperatura no processo de extração a frio

A prensagem a frio é o único método de extração que garante um óleo 100% puro e natural. É uma forma simples de se conseguir o óleo de sementes e nozes, já que é, basicamente, a matéria-prima prensada. É também um método moroso e lento, já que são necessários, em média, cinco quilos de matéria-prima para produzir apenas um litro de óleo.

Propriedades funcionais preservadas

Por serem considerados puros e  ricos em ômegas (que são tipos de ácidos graxos essenciais de que o nosso corpo necessita para manter o bom funcionamento de cada célula) os óleos prensados a frio são considerados alimentos funcionais.

Não existe óleo meio funcional, e isso precisa ficar claro! A simples adição de uma pequena quantidade de óleo refinado a um óleo genuinamente prensado a frio compromete em grande parte suas propriedades funcionais e terapêuticas. Assim, óleos refinados ou óleos montados no comércio não apresentam propriedades funcionais.

Por isso, nenhum aditivo químico, tampouco temperaturas altas ou reaproveitamento de matéria-prima são utilizados na produção dos óleos da Vital Âtman, mantendo as propriedades naturais das sementes.

O resultado dessa extração é a pureza dos óleos em seu estado isomérico cis-cis, ou seja, moléculas de ácidos graxos ativas, preservando a natureza e características dos ômegas.

Cis x Trans

No passado, os óleos comestíveis ricos em ácidos graxos poli-insaturados (AGPI) eram obtidos por prensagem de sementes a frio, conservando as suas propriedades nutritivas. Por terem um alto grau de saturação, oxidam-se facilmente, daí ocorrem problemas para estocagem e distribuição, limitando seu emprego comercial.

Atualmente, um método para melhorar a estabilidade e aumentar a durabilidade dos óleos em geral, na extração, além da prensagem, as indústrias passaram a usar solventes químicos para retirar o óleo, o que permite um rendimento maior.

Na refinação, ocorrem várias operações. Uma delas, a hidrogenação consiste na introdução de hidrogênio nas duplas ligações dos ácidos, formando novos ácidos, diferentes dos originais, saturados e insaturados.

Quanto mais saturado um ácido, mais ele se combina com o hidrogênio, e sendo o Ácido Linolênico o mais insaturado, acaba sendo o mais prejudicado neste processo.

Os Ácidos Graxos Essenciais normais, têm fórmula espacial na posição cis, que é natural; no processamento desses ácidos, ocorre uma mudança na fórmula primitiva, aparecendo isômeros de configuração trans, que é outro ácido, não existente nos óleos naturais. Podem aparecer também alguns isômeros cis não originais, mas a forma trans é a mais abundante e a mais estável para fins comerciais, tanto é que técnicos fazem tentativas deliberadas durante a produção para fabricar mais trans-ácidos. Para termos uma ideia, os óleos comestíveis comercializados, chegam a ter de 20% a 50% destes ácidos!

Prensagem a frio, respeito com a sua saúde

A prensagem a frio tem tudo a ver com o puro respeito e o compromisso com a saúde que empregamos em nossa produção. A Vital Âtman é pioneira na garantia da pureza e manutenção das propriedades funcionais de seus produtos, pois mantém todas as qualidades de um óleo de primeira pressão, a frio, sem adicionar absolutamente nada.

Conheça o método de extração a frio em nossa fábrica

8 comentários em “Prensagem a frio, o que é isso?”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça nove sinais da falta de magnésio no corpo

Quando se fala em vida saudável, logo a gente pensa em alimentação saudável, exercícios físicos, lazer, mais tempos com amigos, e por aí vai, não é mesmo?

Mas pouca gente se lembra que, muitas vezes é preciso fazer o uso de suplementos para melhorar a ingestão de vitaminas e minerais!

Um bom exemplo de um mineral cujas taxas são dificilmente adquiridas apenas através da alimentação, é o magnésio, que chega a ser insuficiente em 80% da população!

As principais causas disso são: