Prevenção de micoses: conheça alimentos que podem ajudar

Share on facebook
Share on twitter

Os fungos estão por toda parte e é inevitável a exposição a eles. Por isso, todo mundo está sujeito a, pelo menos uma vez na vida, contrair uma micose, isto é, uma infecção por fungos. Afinal, tudo o que esses organismos precisam para se reproduzir são ambientes com umidade e calor.

Os fungos podem causar vários tipos de infecções no corpo humano. Uma das micoses mais comuns é a frieira, que atinge a pele entre os dedos e também pode ser acompanhada de uma infecção bacteriana. As micoses nas unhas, conhecidas como onicomicose, também são muito frequentes, atingindo principalmente as unhas dos pés.

A candidíase é outra doença muito comum ocasionada por fungos. Conhecida por causar irritação, muita coceira e manchas brancas, a candidíase pode atingir a pele do corpo todo, principalmente a boca (infecção conhecida como sapinho) e a região íntima.

Alimentos que podem ajudar na prevenção de micoses

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção de micoses e na proliferação dos fungos. O óleo de orégano e o óleo de coco são dois aliados.

Alguns estudos têm comprovado que o óleo de orégano pode auxiliar a inibir a proliferação de fungos como o Candida albicans, responsável pela candidíase. O orégano também pode ajudar a prevenir a proliferação de micro-organismos indesejáveis que causam incômodo intestinal, prisão de ventre e dores abdominais.

Já o óleo de coco também possui propriedades biológicas que ajudam a destruir fungos e leveduras causadores de micoses, candidíase e aftas, além de auxiliar a inibir parasitas que podem causar infecções intestinais, como giardíase.

2 comentários em “Prevenção de micoses: conheça alimentos que podem ajudar”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Benefícios das algas que vão te surpreender

As algas são uma das formas de vida mais primitivas encontradas na Terra e foram consumidas como alimento e remédio durante séculos.

O consumo humano da alga verde-azulada chamada spirulina (alga de água doce), começou com a civilização asteca no século 14, e esta é a variedade comestível mais comumente usada em suplementos.

Os benefícios das algas são tantos que comumente são chamadas de superalimentos: elas têm altas concentrações de vitaminas, minerais, antioxidantes e proteínas.