Própolis verde – por um inverno livre de resfriados

Share on facebook
Share on twitter

O uso medicinal da própolis tem uma longa história que data de 350 a.C. Os gregos usavam a própolis para tratar abscessos; os assírios usavam para curar feridas e tumores e egípcios usavam para a mumificação. Na Europa, a própolis era usada para aliviar a inflamação e febre, e na Segunda Guerra Mundial foi usada para tratar as feridas sofridas na batalha. A própolis ainda tem muitos usos medicinais hoje e a cada dia vem mostrando sua eficácia como potencializador da imunidade, anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral, antioxidante, e antitumoral.

própolis é utilizada para aftas e infecções causadas por bactérias e por vírus, por fungos e por organismos unicelulares chamados de protozoários. A própolis também é usada para o câncer de nariz e garganta; para estimular o sistema imunológico; e como coadjuvante no tratamento de problemas gastrointestinais, incluindo a infecção por Helicobacter pylori, na doença de úlcera péptica.

No inverno, com tanta instabilidade climática – ora sol, ora vento gelado, ora chuva – nossa imunidade acaba sofrendo uma queda e dá espaço à proliferação de bactérias existentes em nosso organismo, que fica suscetível a gripes, resfriados e inflamações causadas por essas bactérias. Outro fato que não nos atentamos, é que no frio tendemos a ficar mais juntinhos, com as janelas dos ambientes fechadas, o que favorece também a proliferação de bactérias e a transmissão de vírus.

A própolis verde rica em Artepillin C, aliada a uma alimentação balanceada e noites bem dormidas, pode auxiliar no fortalecimento da imunidade e combate de possíveis gripes e inflamações.

Artepillin C

Você sabia que o Artepillin C isolado a partir da própolis verde brasileira, possui várias atividades, tais como antimicrobiana, indutora de apoptose, imunomoduladora, antioxidante, anti-inflamatória e, mais importante, as propriedades antitumorais?  Com base na literatura científica, polifenóis e “ácidos”  encontrados naturalmente na própolis verde, estão sendo estudados para ajudar a reduzir o risco de várias doenças que ameaçam a vida.

Os japoneses descobriram – e patentearam – o efeito anticancerígeno da própolis verde, cuja principal substância responsável por este efeito é Artepillin C.

“Uma das atividades biológicas que este composto apresenta é a indução da morte das células cancerígenas sem afetar as células normais”, afirma o químico alemão Andreas Gausch.

A própolis verde aliada a uma vida leve e feliz, não há inverno que chegue perto de sua imunidade!

2 comentários em “Própolis verde – por um inverno livre de resfriados”

    • Oi Daniela, tudo bem?

      Seguem algumas referências:

      BANSKOTA, A.H.; TESUKA, Y.; KADOTA. S. Recent progress in pharmacological research of propolis. Phytotherapy Research, v.15, p.561-571, 2001.

      GALATI, G.; TENG, S.; MORIDANI, M.Y.; CHAN, T.S.; O´BRIEN, P.J. Cancer chemoprevention and apoptosis echanisms induced by dietary polyphenolics. Drug Metabolism and Drug Interactions, v.17, p.311-349, 2000.

      FISHER, G. et al. Imunomodulação pela Própolis. Artigo de Revisão. Arq. Inst. Biol. v.75, n.2, p.247-253, São Paulo, abr./jun., 2008.

      BANSKOTA, A.H.; TESUKA, Y.; KADOTA. S. Recent progress in pharmacological research of propolis. Phytotherapy Research, v.15, p.561-571, 2001.

      GALATI, G.; TENG, S.; MORIDANI, M.Y.; CHAN, T.S.; O´BRIEN, P.J. Cancer chemoprevention and apoptosis mechanisms induced by dietary polyphenolics. Drug Metabolism and Drug Interactions, v.17, p.311-349, 2000.

      Um abraço 🙂

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM