A vitamina D3 e o cálcio são dois nutrientes essenciais que trazem inúmeros benefícios à saúde como fortalecimento dos ossos, controle de peso, melhora das funções cardíacas entre outros. Mas o que pouca gente sabe é que para isso eles trabalham em conjunto no organismo!

Mas como a vitamina D3 afeta os níveis de cálcio? Qual a quantidade de cálcio e vitamina D3 necessárias por dia? É possível ingerir apenas a vitamina D3 sem cálcio? Agora você vai saber a resposta para esta e outras perguntas.

VEJA TAMBÉM: A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D3 PARA O SISTEMA IMUNE

 

Como a vitamina D3 e o cálcio trabalham juntos?

saiba-como-a-vitamina-d3-e-o-calcio-trabalham-juntos-pela-sua-saude-3

O cálcio e a vitamina D3 são dois micronutrientes importantes que trabalham juntos no corpo para melhorar a saúde. A complexa relação entre eles é crucial quando se trata do metabolismo ósseo, pois ambos são essenciais para manter a força do esqueleto.

O cálcio serve como o principal componente estrutural dos ossos, e estima-se que 99% dele é armazenado apenas nos ossos. A falta de cálcio pode causar efeitos colaterais graves, incluindo perda óssea e osteopenia, uma condição caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos do corpo.

No entanto, obter a quantidade suficiente de cálcio por meio da dieta nem sempre é suficiente para proteger o organismo contra a perda óssea.

Baixos níveis de vitamina D3 e altos níveis de cálcio também podem levar à osteopenia e à osteoporose. Isso ocorre porque a vitamina D3 facilita a absorção de cálcio, permitindo que o corpo absorva melhor este micronutriente.

Então o que fazer?

saiba-como-a-vitamina-d3-e-o-calcio-trabalham-juntos-pela-sua-saude-1

Você pode tomar bons suplementos com cálcio e Vitamina D3 na formulação. É bem mais prático e seguro que, por exemplo, obter o cálcio através da dieta que inclui chia, gergelim, brócolis, soja, grão de bico, leite, queijo entre outros.

VEJA TAMBÉM: OS PRINCIPAIS ALIMENTOS QUE CONTÊM VITAMINA D3

Isso porque é preciso uma quantidade muito grande destes alimentos por dia para suprir as necessidades diárias do organismo desta substância.

Já a Vitamina D3 é produzida pelo corpo através da exposição solar, mas também pode ser suplementada. Lembre-se apenas de tomar sol antes das 10h e depois das 15h para evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele!

Conheça agora os benefícios da vitamina D3 e do cálcio

1 – Ajudam a fortalecer os ossos

A melhoria da saúde óssea é um dos maiores benefícios do cálcio e da vitamina D3 para o organismo. A perda óssea é um dos sintomas típicos de deficiência desses micronutrientes. Isso pode causar problemas como osteoporose, que deixa os ossos fracos e quebradiços aumentando o risco de fraturas. De acordo com um estudo da “University College Cork” na Irlanda, o cálcio é necessário para melhorar a saúde e a estrutura dos ossos, enquanto a vitamina D3 ajuda a aumentar a absorção deste.

2 – Podem contribuir para uma gravidez saudável

saiba-como-a-vitamina-d3-e-o-calcio-trabalham-juntos-pela-sua-saude-4

A vitamina D3 e o cálcio são essenciais para garantir uma gravidez saudável e promover o crescimento e desenvolvimento fetal. Um estudo da Universidade da Carolina do Sul (EUA), descobriu que tomar 4.000 unidades internacionais de vitamina D3 por dia era seguro e eficaz para mulheres grávidas, observando que uma deficiência poderia causar problemas sérios, como convulsões neonatais e efeitos adversos na gravidez. Da mesma forma, outro estudo, da Universidade de Aga Khan, no Paquistão, relatou que a suplementação de cálcio durante a gravidez pode reduzir o risco de pré-eclâmpsia em 52% e também pode estar ligada a um menor risco de nascimento prematuro, além de um maior peso ao nascer.

3 – Podem contribuir para o controle do peso

Estudos mostram que ingerir pouco cálcio ou ter níveis mais baixos de vitamina D3 no sangue pode estar relacionado a um peso corporal mais alto. Um estudo publicado no “Nutrition Journal” constatou que ingerir cálcio e vitamina D3 juntos por 12 semanas levou a reduções significativas de gordura corporal em comparação com um placebo.

4 – Podem ser coadjuvante no tratamento contra o câncer

Pesquisas promissoras mostram que tanto o cálcio quanto a vitamina D3 podem ter um grande impacto no  tratamento do câncer. Por exemplo, um grande estudo publicado no “American Journal of Public Health” descobriu que a obtenção de quantidades adequadas de vitamina D3 pode estar associada a um menor risco de câncer de cólon, mama, próstata e ovário. Outros estudos mostram que consumir mais cálcio também pode estar associado a um menor risco de câncer colorretal e de mama.

5 – Podem contribuir para a saúde do coração

saiba-como-a-vitamina-d3-e-o-calcio-trabalham-juntos-pela-sua-saude-1

Estudos da Universidade do Alabama (EUA) sugerem que tomar um suplemento de vitamina D3 e cálcio pode ser uma boa maneira de ajudar a manter o coração saudável e forte. Baixos níveis de vitamina D3 têm sido associados a um risco aumentado de doença cardíaca, pressão alta e insuficiência cardíaca. Além disso, foi demonstrado que o cálcio reduz a pressão arterial diastólica, que é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Agora que você já sabe dos benefícios do cálcio e da Vitamina D3 para seu organismo, que tal começar a inseri-los na sua dieta?

Os suplementos são uma forma segura e prática para a obtenção destes micronutrientes!

Se você gostou deste conteúdo repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Referências
ncbi.nlm.nih.gov
draxe.com 
NAIR,R.,MASEEH,A., Vitamin D: The “sunshine” vitamin.(2012). JournalofPharmacologyandPharmacotherapeutics.Vol 3
Hollis, B. W., Johnson, D., Hulsey, T. C., Ebeling, M., & Wagner, C. L. (2011). Vitamin D supplementationduringpregnancy: Double-blind, randomizedclinicaltrialofsafetyandeffectiveness. JournalofBoneand Mineral Research, 26(10), 2341–2357.
Imdad, A., &Bhutta, Z. A. (2012). EffectsofCalciumSupplementationDuringPregnancyon Maternal, Fetal andBirthOutcomes. Paediatricand Perinatal Epidemiology, 26,
Zhu, W., Cai, D., Wang, Y., Lin, N., Hu, Q., Qi, Y., … Amarasekara, S. (2013). Calcium plus vitamin D3 supplementationfacilitated Fat loss in overweightandobesecollegestudentswithvery-lowcalciumconsumption: a randomizedcontrolledtrial. NutritionJournal, 12(1).
 Garland, C. F., Garland, F. C., Gorham, E. D., Lipkin, M., Newmark, H., Mohr, S. B., &Holick, M. F. (2006). The Role ofVitamin D in CancerPrevention. American JournalofPublic Health, 96(2), 252–261.
 CHO, E., Smith-Warner, S. A., Spiegelman, D., Beeson, W. L., van den Brandt, P. A., Colditz, G. A. Hunter, D. J. (2004). Dairy Foods, Calcium, and Colorectal Cancer: A Pooled Analysis of 10 Cohort Studies. JNCI Journal of the National Cancer Institute, 96(13), 1015–1022.
Judd, S. E., &Tangpricha, V. (2009). Vitamin D Deficiencyand Risk for Cardiovascular Disease. The American Journalofthe Medical Sciences, 338(1), 40–44.