Ter amigos faz bem à saúde

“Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito, dentro do coração...” A música “Canção da América” vem emocionando amigos há anos. Afinal, fala de uma relação única. Dizem que amigos são a família escolhida pelo coração; e deve ser mesmo, porque só quem tem amigo consegue entender como é amar e ser amado por eles.
Share on facebook
Share on twitter

“Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito, dentro do coração…” A música “Canção da América” vem emocionando amigos há anos. Afinal, fala de uma relação única.

Dizem que amigos são a família escolhida pelo coração; e deve ser mesmo, porque só quem tem amigo consegue entender como é amar e ser amado por eles.

A relação é tão importante que tem até data: 30 de julho é comemorado o Dia Internacional da amizade.

Então, aproveitando a oportunidade, temos uma boa notícia: ter amigos é tão bom que pode até trazer benefícios para sua saúde!

Um estudo publicado na Psychological Science, sugere que quanto mais tempo você passa com seus amigos de infância, maior a probabilidade de que você tenha um índice de massa corporal (IMC) e pressão arterial mais saudáveis.

Conheça agora mais cinco benefícios da amizade:

1 – Melhora a saúde mental

ter-amigos-faz-bem-a-saude-3

Você se sente mais leve, livre de estresse e mais feliz depois de passar uma tarde com seus amigos? Estudos da Universidade de Nova Iorque mostram que o apoio recebido dos amigos na infância beneficia a saúde mental, ajudando a diminuir o risco de depressão e ansiedade.

2 – Ajuda a manter o coração saudável

Um estudo da Universidade de Gotemburgo (Suécia) revelou que tanto o “apego emocional” quanto a “integração social” eram menores em homens diagnosticados com doença coronariana. De acordo com o estudo, o tabagismo e a falta de apoio social foram os dois principais fatores de risco para doença coronariana entre o grupo de participantes. Isso faz sentido, uma vez que a pesquisa também associa a solidão a mais mortes do que a obesidade.

ter-amigos-faz-bem-a-saude-2

3 –  Ajuda a prevenir a diabetes

Um estudo da Universidade de Maastrich, na Holanda,  investigou os hábitos de vida de cerca de 3.000 pessoas de meia-idade ou idosos. Os pesquisadores descobriram que pessoas com redes sociais maiores (de 10 a 12 pessoas) tinham menor probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com pessoas com uma rede social menor (composta de sete a oito amigos). Subtraindo um membro da rede correlacionou-se com um risco 5% a 12% maior de diabetes, de acordo com o estudo.

Os pesquisadores acreditam que redes sociais maiores podem ajudar as pessoas a melhorar seu estilo de vida, comer alimentos mais saudáveis e ser mais ativas fisicamente. Estes são hábitos importantes para a prevenção do diabetes tipo 2. Esta doença também está ligada a um estilo de vida sedentário e excesso de peso.

4 –  Pode diminuir o risco de demência

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, sugere que as pessoas que se sentem sozinhas têm um risco aumentado de desenvolver demência – independentemente de serem casadas ou terem apoio social.

Isso significa que, se você se sentir solitário mesmo dentro de seu grupo de amigos, não vai se beneficiar disso.

Entre os participantes que disseram sentir-se sozinhos no início do estudo, 13,4% desenvolveram demência em três anos. Por outro lado, 5,7% dos participantes que não relataram sentimentos solitários desenvolveram demência.

Os pesquisadores ainda precisam apresentar uma razão clara para essa correlação. A principal hipótese é que, aqueles que são solitários, experimentam uma falta de estímulo, e isso afeta os sistemas cerebrais envolvidos no pensamento.

5 – Promove a longevidade

ter-amigos-faz-bem-a-saude-4

Adultos mais velhos, com uma rede maior de amigos, têm 22% menos probabilidade de morrer do que aqueles com a rede mais fraca. A conclusão é de um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália.

Os pesquisadores alegam que amigos podem ter uma influência positiva em comportamentos negativos como fumar e beber e ajudar a melhorar o humor e a autoestima e a passar com mais facilidade por situações difíceis.

Que tal aproveitar que agora você sabe destes benefícios e marcar um encontro com seus amigos? Aproveite também para passar este conteúdo para eles, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referência:
draxe.com

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

5 suplementos que você deve considerar adicionar à sua rotina alimentar

Alimentar é dar para o corpo nutrientes necessários para a sua vitalidade. Esses nutrientes encontram-se em alimentos de origem vegetal ou animal. Os alimentos são triturados em pequenas porções através da digestão e absorção, que começa na boca, com a mastigação, e acaba nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos para serem usados nas nossas células, tecidos, músculos, órgãos, e em diversas funções biológicas.

3 dicas essenciais para gestantes

Com a agitação do dia-a-dia, náuseas constantes e indisponibilidade de fontes nutricionais, uma boa alternativa para a gestante é a suplementação. Você sabia que a