Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Estamos no mês da campanha “Novembro Azul”, que conscientiza os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Este tipo de câncer, que é o mais comum nos homens, tem uma incidência maior após os 65 anos de idade. A melhor forma de combater o câncer de próstata é a prevenção, com a realização de exames de toque retal e o de sangue, também conhecido como PSA. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.
Share on facebook
Share on twitter

Estamos no mês da campanha “Novembro Azul”, que conscientiza os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Este tipo de câncer, que é o mais comum nos homens, tem uma incidência maior após os 65 anos de idade.

A melhor forma de combater o câncer de próstata é a prevenção, com a realização de exames de toque retal e o de sangue, também conhecido como PSA. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.

Saiba mais:

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma pequena glândula do tamanho de uma noz que fica logo abaixo da bexiga do homem. Como outros tipos de câncer, ele começa quando as células da próstata começam a crescer e se dividir mais rapidamente do que as células normais.

Quando outras células completam sua vida, elas morrem. Células cancerosas continuam vivendo e se reproduzindo. À medida que essas células anormais se acumulam, elas podem se transformar em um tumor. Este tumor pode eventualmente se espalhar para tecidos próximos, órgãos, gânglios linfáticos e eventualmente, ossos.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata incluem:

– Dificuldade para urinar;

– Aumento da frequência de micção;

– Diminuição da força ao urinar;

– Sangue na urina e sêmen;

– Inchaço nas pernas;

– Desconforto na pelve ou região retal;

– Dor durante a ejaculação;

– Disfunção erétil ou sexual.

Em alguns homens, o câncer de próstata pode se desenvolver por meses ou anos antes de começar a causar sintomas. É por isso que exames regulares de são tão importantes.

Como os médicos fazem o diagnóstico do câncer de próstata?

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-cancer-de-prostata-1

O exame de antígeno específico da próstata (PSA) detecta a quantidade de PSA no sangue. O PSA é uma proteína produzida pela próstata. Os níveis de PSA podem ser medidos através de um simples exame de sangue. Quando a próstata é afetada por câncer, infecção, inflamação ou aumento, ela libera níveis mais altos dessa enzima do que o normal.

Como parte de um exame físico regular, os médicos podem começar a realizar um exame retal digital em homens com cerca de 50 anos ou em pessoas com fatores de risco para o câncer.

Um ultrassom pode ser necessário para verificar a presença de um tumor. Se esses testes iniciais forem preocupantes, uma biópsia pode ser necessária. Este é um procedimento que usa uma agulha para amostrar um pedaço da próstata para os médicos analisarem ao microscópio.

Causas e fatores de risco para câncer de próstatatudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-cancer-de-prostata-4

A biópsia da próstata é vista pelo microscópio e depois lhe é atribuída uma pontuação, chamada de escore de Gleason. Quanto mais alto o escore de Gleason, mais agressivo o câncer aparece para o patologista.

O escore de Gleason junto com o DRE e o PSA ajudam a indicar o estágio do câncer e a probabilidade da doença se espalhar em tecidos, órgãos ou ossos próximos.

Como ler um score de Gleason

Pontuação risco de câncer

1: Baixo risco para câncer de próstata;

De 2 a 5: Câncer de próstata em estágio inicial: O câncer provavelmente não se espalhou além da próstata;

De 6 a 7: Câncer de próstata em estágio intermediário. Muitos cânceres de próstata são encontrados durante esse estágio;

De 8 a10: Câncer de próstata em estágio avançado: É provável que o câncer se espalhe para fora da próstata.

Quem está em risco?

Conheça os fatores que aumentam o risco de um homem ter câncer de próstata:

Idade: o câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 65 anos, mas a probabilidade de desenvolver câncer de próstata aumenta após os 50 anos;

Raça: os homens afro-americanos têm um risco maior, enquanto os homens asiático-americanos têm o risco menor;

Histórico familiar: homens com história familiar de câncer de próstata têm um risco aumentado de desenvolver câncer. Quanto mais próxima a relação, maiores as chances;

Obesidade: homens com sobrepeso e obesos têm mais chances de ter câncer de próstata do que homens com peso saudável.

Como o câncer de próstata é tratado?

Homens com câncer de próstata têm várias opções de tratamento. Esses incluem:

– Prostatectomia radical, que é a remoção da próstata;

– Radioterapia, que usa radiação de alta energia que pode encolher e matar células cancerosas;

– Quimioterapia, um tratamento medicamentoso que utiliza substâncias químicas para matar células cancerígenas;

– Terapia hormonal, que impede o corpo de produzir testosterona, o hormônio que os tumores de próstata usam para crescer;

– Braquiterapia, um procedimento no qual uma fonte de radiação é colocada dentro ou perto do tumor para que ele encolha e morra;

– Criocirurgia, na qual o tecido é congelado para matar as células cancerígenas;

– Terapia de ultrassom, que aquece o tecido da próstata para matar as células cancerígenas.

Avanços no tratamento

Os pesquisadores também estão desenvolvendo novas formas de tratamento para o câncer de próstata, como terapia ultrassônica de alta intensidade para destruir as células cancerígenas e drogas terapêuticas direcionadas para impedir o crescimento de células cancerígenas. Os médicos também estão estudando o uso da ablação por radiofrequência para reduzir a dor em homens com câncer de próstata.

Qual é a perspectiva?

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-cancer-de-prostata-3

Quanto mais cedo o câncer de próstata é encontrado, melhor. Cânceres de próstata em estágio inicial geralmente podem ser tratados, mas o câncer de próstata em estágio avançado torna-se mais difícil de tratar.

Além disso, os tratamentos que são geralmente mais eficazes para o câncer de próstata avançado tendem a ter os efeitos colaterais mais negativos. Estes incluem incontinência urinária e disfunção erétil.

Com base no seu risco individual para a doença, seu estilo de vida e sua idade, você e seu médico podem decidir com que frequência você deve fazer a triagem e com que idade essas triagens devem começar.

Lembre-se de deixar de lado o preconceito quanto ao exame de toque retal. Ele pode salvar sua vida.

Aproveite que estamos no mês do Novembro Azul e passe esse conteúdo para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

2 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça 10 hábitos para uma gravidez saudável

Você já deve ter visto pessoas dando conselhos para grávidas: come isso, não faz aquilo… Elas não fazem por mal, pelo contrário: todo mundo quer que a mamãe e o bebê tenham muita saúde nesse período, que merece mesmo atenção especial.

E para que as mães tenham uma gravidez saudável e tranquila, separamos algumas dicas de alimentação e bem-estar. Assim, quando o bebê chegar, ela estará pronta e bem disposta para cuidar dele. Veja: