Verão chegando: dicas incríveis para cuidar da sua pele!

Com a chegada do verão nossa pele fica bem mais exposta ao sol. Com o calor usamos mais bermudas, camisetas cavadas e roupas leves. Além disso, as altas temperaturas são um convite para banhos de mar e piscina. Tudo isso é ótimo, mas é preciso ter muito cuidado com a pele, pois a radiação solar pode causar manchas, rugas e até câncer de pele.
Share on facebook
Share on twitter

Com a chegada do verão nossa pele fica bem mais exposta ao sol. Com o calor usamos mais bermudas, camisetas cavadas e roupas leves. Além disso, as altas temperaturas são um convite para banhos de mar e piscina.

Tudo isso é ótimo, mas é preciso ter muito cuidado com a pele, pois a radiação solar pode causar manchas, rugas e até câncer de pele.

Nesse blog post você vai saber quais cuidados tomar com a pele, cabelos e como deve ser a alimentação nesse período para que você curta o verão com bastante saúde.

Pele e os cabelos

1 – Proteja a pele do sol

A exposição aos raios solares ultravioleta como o UVA e UVB podem causar envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e até mesmo câncer de pele. Então é preciso tomar cuidado!

Use sempre o protetor solar com o FPS (Fator de proteção solar) de no mínimo 30 e reaplique-o sempre que transpirar muito ou entrar no mar ou piscina.

Evite a exposição ao sol entre as 10h e às 16h e lembre-se sempre de proteger os olhos com óculos de sol de boa qualidade.

Sempre que possível fique sob o guarda-sol e use chapéu, boné ou outro acessório para proteger o rosto, que é uma das partes do corpo mais atingidas pelo sol.

2 – Cuide dos seus cabelos

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele

Assim como a pele, os cabelos e o couro cabeludo também sofrem com a ação do sol, do cloro da piscina e da água do mar.

Para proteger os fios, assim que sair do mergulho, lave o cabelo com água mineral e depois use um produto específico com FPS.

Pessoas calvas devem ter cuidados extras como usar protetor solar e boné ou chapéu.

Quando chegar em casa, evite banhos muito quentes, eles podem desidratar os fios e também a pele e ainda aumentar a oleosidade. Prefira banhos frios e evite o uso de secador ou chapinha.

3 – Use hidratantes

No corpo, o ideal é usar o hidratante assim que sair do banho, quando a pele ainda está úmida.  Os produtos mais indicados são aqueles que contém ácido hialurônico, ureia, vitamina E e manteiga de karité.

Dê atenção especial às áreas que costumam ficar mais ressecadas como joelhos, pés e cotovelos.

Já o rosto pede produtos específicos para esta área, que é mais delicada.

Após a aplicação do hidratante, passe novamente o filtro solar.

4 – Faça esfoliação

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele-1

É uma ótima prática para deixar a pele mais uniforme, estimular a circulação e combater cravos, espinhas e pelos encravados.

A melhor hora para fazer isso é durante o banho, pois os poros estão mais abertos.

Mas atenção! Não exagere: a esfoliação deve ser feita a cada quinze dias, não menos do que isso e mais: deve ser evitada por pessoas que têm a pele muito seca.

Lembre-se que neste caso também existem produtos específicos para corpo e rosto.

5 – Cuidado com os produtos!

Os peelings químicos, cremes, esfoliantes e outros produtos que contenham ácidos glicólicos e retinoides não devem ser usados se você for se expor ao sol: esses tratamentos podem deixar sua pele mais sensível ao sol e causar mais danos à sua pele.

6 – Opte pela maquiagem mineral

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele-2

É uma ótima opção em uma época do ano em que sua pele está mais exposta aos danos. Isso porque a maquiagem mineral é bem mais suave que a convencional e dá uma sensação de leveza e cremosidade à pele.

Por ser mais suave, também é menos propensa a causar alergias e irritações.

E como deve ser a alimentação?

Não é apenas o sol que pode envelhecer a sua pele. A dieta influencia na saúde dos tecidos em nível celular e, como é o nosso maior órgão, é também o primeiro a demonstrar deficiência de nutrientes. Então o que fazer?

Nessa época do ano sua pele precisa de muita hidratação, vitaminas e minerais para se manter saudável, então consuma muito líquido, frutas frescas e verduras.

Dica: alimentos ricos em antioxidantes e proteínas, como produtos frescos, peixes e ovos, podem estimular o crescimento de colágeno, o que mantém a pele elástica e ajuda a prevenir rugas.

Veja agora alguns alimentos que não podem ficar de fora do cardápio!

1 – Beba muita água

O sol pode desidratar sua pele e fazer você transpirar mais, então mantenha-se hidratado bebendo bastante água. A quantidade varia de acordo com o peso, que deve ser multiplicado por 35 ml, ou seja, alguém que pesa 80 quilos deve tomar 2,8 litros de água por dia (cerca de 14 copos);

2 – Salmão selvagem

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele-3

Alimentar-se de peixe na praia é uma delícia e uma ótima opção é o salmão. Os ácidos graxos ômega 3 presentes neste peixe ajudam a melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

3 – Água de coco

Em vez de consumir bebidas esportivas carregadas de açúcar, opte pela obtenção de eletrólitos da água de coco. Seu poder hidratante e sua dose de potássio ajudam a fornecer mais nutrientes e oxigênio à pele, aumentando a circulação.

4 – Melancia

Este símbolo do verão é composto por cerca de 90% de água, o que ajuda a hidratar o corpo. Além disso é rico em vitamina C, necessário para a produção de colágeno. E mais: suas propriedades antioxidantes combatem os radicais livres, o que ajuda a evitar sinais de envelhecimento.

5 – Frutas vermelhas

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele-4

Produtos frescos como amoras, framboesas e morangos são deliciosos. Eles também são ricos em antioxidantes, que podem proteger a pele dos efeitos nocivos do sol.

6 – Abacaxi

Junto com vitaminas e minerais, esta fruta tropical contém bromelaína, que pode ajudar a combater inflamações como queimaduras solares bem frequentes nessa época.

7 – Cítricos

A ingestão de frutas cítricas como laranjas, toranjas, limões e limas são ótimas para a pele. Sua vitamina C e aminoácidos, como prolina e lisina, desempenham um papel na produção de colágeno, o que pode manter a aparência da pele jovem.

8 – Pepino

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele-5

Você já deve ter visto pepino sendo usado sobre os olhos para evitar o inchaço, certo? Mas como como o pepino também é composto principalmente de água, ele pode ajudar a hidratar o corpo e a pele.

Seguindo estas recomendações você irá aproveitar seu verão de forma bem mais saudável. Aproveite e repasse esse conteúdo para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Metais tóxicos, saiba mais sobre eles

Muito provavelmente você já ouviu falar em metais tóxicos, ou metais pesados, certo? Porém, você sabe o que são esses metais e quais os perigos para a sua saúde?

A Ciência já identificou há tempos o risco dos metais para o nosso corpo, especialmente após a revolução industrial, quando esses materiais passaram a ser extraídos da natureza para a produção de diversos itens e foram se espalhando.