Vitamina B5 (ácido pantotênico), por que é tão necessária?

Share on facebook
Share on twitter

O ácido pantotênico também chamado de vitamina B5, é uma vitamina hidrossolúvel, que deriva da palavra grega “pantos”, que significa “em todos os lugares”.  Isto é devido à presença da vitamina em todas as células do nosso corpo, em praticamente todos os tipos de alimentos e sua exigência por quase todos os tipos de organismo para um bom crescimento e função metabólica. Nosso corpo não armazena a vitamina B5, portanto temos de consumi-la todos os dias para repor as fontes, pois ela é transportada pela corrente sanguínea e o excesso excretado pela urina.

O ácido pantotênico é importante para uma variedade de atividades biológicas, incluindo a produção de energia, a síntese de proteínas e gorduras, e é necessária por muitos tipos diferentes de células da pele para a regeneração e crescimento adequado.

Por que precisamos de vitamina B5

Precisamos de vitamina B5 para quebrar as proteínas, gorduras e hidratos de carbono a partir dos alimentos que comemos, a fim de que o nosso corpo possa usá-los como fonte de energia e reconstrução dos tecidos, músculos e órgãos.

Estudos têm demonstrado que há uma abundância de importantes papéis de vitamina B5 no organismo, tais como a conversão de nutrientes dos alimentos em energia, equilíbrio de açúcar no sangue, redução do colesterol ruim, redução da pressão arterial, prevenção de danos nos nervos, prevenção de dores e prevenção de insuficiência cardíaca.

Redutor de estresse – A vitamina B5 tem a reputação de reduzir o estresse e outros problemas mentais, como ansiedade e depressão. Ela faz isso através da regulação dos hormônios responsáveis por causar essas condições mentais.

Saúde do coração – A vitamina B5 tem a impressionante função de manter o coração humano em perfeitas condições de funcionamento, ela regula o nível de colesterol e também ajuda a controlar a pressão arterial.

Aumenta a disposição – Vitamina B5 ajuda a reduzir a fadiga e o cansaço, e auxilia nas atividades metabólicas do corpo inteiro. Isto significa que esta vitamina é capaz de aumentar a resistência do corpo humano para executar diversas tarefas de uma forma eficiente e saudável. Esta é uma enorme vantagem da vitamina B5, especialmente do ponto de vista dos atletas e pessoas mais ativas.

Níveis de hemoglobina – A vitamina B5 ajuda a aumentar o nível de hemoglobina no organismo, auxilia o fígado na metabolização de substâncias tóxicas e também funciona como combustível para a divisão celular e reprodução de DNA.

Pele e cabelos – Mais do que tudo, a vitamina B5 ajuda a manter a pele saudável e com excelente aparência. Ela também ajuda a retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, como rugas e manchas da idade. Estudos também têm demonstrado que a vitamina B5 desempenha um papel importante na pigmentação do cabelo e impede-o de perder a sua cor até que você esteja bem em seus anos mais velhos.

O uso de ácido pantotênico é considerado como benéfico para a saúde do tecido tegumentar, e deve ser priorizado em casos de acne e outras lesões que acometem a estrutura dérmica.
A vitamina B5 auxilia a cicatrização de feridas e melhora a regeneração das células que são responsáveis pela geração de tecido conjuntivo após a lesão.


O ácido pantotênico, também aumenta significativamente os níveis de glutationa nas células, o qual atua como um potente antioxidante na pele. O aumento dos níveis de glutationa protege contra danos oxidativos das membranas celulares, reduzindo os efeitos dos danos causados pelo sol, poluentes e outros agressores da pele. Isso pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento, prevenir rugas, e até mesmo defender contra o câncer de pele.

A vitamina B5 é uma das vitaminas mais versáteis e flexíveis, e não pode ser deixada de fora de uma dieta saudável!

Melhores fontes de vitamina B5
Alimento

Quantidade
(mg)

VDR (%) Avaliação
Cogumelo Shitake

2,61

52 excelente

Couve flor

0,63 13

excelente

Batata doce

1,77 35

muito bom

Brócolis

0,96 19

muito bom

Beterraba

0,47 9

muito bom

Aspargos 0,40 8

muito bom

Nabo

0,39 8

muito bom

Pimentão

0,29 6

muito bom

Pepino

0,27 5

muito bom

Salsão

0,25 5

muito bom

Além de ser encontrada em abundância nos alimentos acima, a vitamina B5 pode também ser suplementada diariamente, indicada por um médico ou nutricionista e prescrita de acordo com a necessidade de cada um. O importante é o cuidado para não deixar que o corpo fique deficiente desta vitamina tão importante!

Ainda este mês, você vai sentir na pele o que tudo isso pode fazer por você. Aguarde!

8 comentários em “Vitamina B5 (ácido pantotênico), por que é tão necessária?”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Como amenizar o mau humor na TPM

O mau humor na TPM incomoda você? Então, a Vital Âtman preparou dicas preciosas para que você tenha tranquilidade durante o mês inteiro! Confira: – Alimentação: A