Vitamina B5: benefícios incríveis para a saúde e beleza do corpo

Você já ouviu falar em ácido pantotênico? E se eu disser Vitamina B5? Talvez agora sim, certo? Na verdade, esses são dois nomes para a mesma substância. O ácido pantotênico recebe o nome da raiz grega “pantos”, que significa em todos os lugares, porque está disponível em uma variedade muito grande de alimentos. Como as outras vitaminas B, ela desempenha um papel importante no metabolismo energético, atuando como uma coenzima para reações químicas produtoras de energia. Além disso também atua na síntese de gordura, hormônios e neurotransmissores no cérebro.
Share on facebook
Share on twitter

Você já ouviu falar em ácido pantotênico? E se eu disser Vitamina B5? Talvez agora sim, certo? Na verdade, esses são dois nomes para a mesma substância.

O ácido pantotênico recebe o nome da raiz grega “pantos”, que significa em todos os lugares, porque está disponível em uma variedade muito grande de alimentos.

Como as outras vitaminas B, ela desempenha um papel importante no metabolismo energético, atuando como uma coenzima para reações químicas produtoras de energia. Além disso também atua na síntese de gordura, hormônios e neurotransmissores no cérebro.

Mas talvez um dos efeitos mais desejados do ácido pantotênico seja a melhora da saúde da pele e dos cabelos; ele pode deixar os fios mais firmes e a pele mais suave.

Conheça agora os principais benefícios da Vitamina B5, ou ácido pantotênico, como preferir.

1 – Melhora da saúde da pele e cabelos:

Entre os benefícios mais impressionantes do ácido pantotênico, está o de ajudar a manter a pele saudável, mais bonita e viçosa, retardando o envelhecimento precoce e o surgimento das rugas e manchas causadas pela idade.

A Vitamina B5 auxilia ainda o corpo a manter a pigmentação do cabelo, diminuindo o surgimento dos fios brancos.

Junto com todas as outras vitaminas do complexo B, a B5 ajuda a nutrir e dar energia para os folículos pilosos, sendo que sua falta pode causar diminuição e perda dos fios.

Quem já sofre com o problema de queda pode e deve fazer a suplementação de vitamina B5 e de outras vitaminas do complexo B para combater o problema. Neste caso, é importante que um médico ou nutricionista seja consultado para prescrever a dosagem correta da vitamina.

2 – Melhora da saúde cardiovascular

vitamina-b5-beneficios-incriveis-para-a-saude-e-beleza-do-corpo

Pesquisas científicas mostraram que a pantetina, um derivado da vitamina B5, pode ajudar a reduzir o colesterol total, bem como diminuir o colesterol LDL (ruim).  Essa foi a conclusão de uma estudo da Universidade de Princeton (EUA) feito com pessoas que tinham risco baixo a moderado de desenvolver doenças cardíacas.

3 – Ajuda na cicatrização de feridas

Estudos da Universidade de Bonn, Alemanha, feitos em animais, mostraram que o ácido pantotênico pode ajudar na cicatrização de feridas, especialmente quando combinado com a vitamina C.

4 – Transforma alimentos em energia

Uma das funções mais básicas da vitamina B5 é ajudar o corpo humano a transformar o que come em combustível. Ela ajuda a converter carboidratos, gorduras e proteínas em energia para o corpo. Esta informação foi publicada em LiveScience.

5 – Ajuda no uso da Vitamina B2

A vitamina B5 ajuda o corpo a ser capaz de utilizar eficazmente a vitamina B2 ou riboflavina que favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas e é importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos.

6 – Ajuda na digestão saudável

vitamina-b5-beneficios-incriveis-para-a-saude-e-beleza-do-corpo-1

De acordo com estudos publicados em “Nutriton Reviews” quando se trata de manter um sistema digestivo funcionando adequadamente, a vitamina B5 é um dos nutrientes mais importantes desse processo.

E quais os sinais de deficiência de vitamina B5?

Fadiga, irritabilidade, depressão, insônia, dor de estômago, vômito, infecções respiratórias superiores, pés ardentes e fraqueza muscular.

Pessoas que correm maior risco de deficiência de vitamina B5 são as mulheres grávidas, mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais, fumantes, alcoólatras, pessoas sob altos níveis de estresse crônico, pessoas com desnutrição severa e aquelas com absorção deficiente de vitaminas e minerais devido a certos medicamentos ou distúrbios intestinais.

Deficiências graves de ácido pantotênico são extremamente raras e geralmente são vistas apenas em desnutrição severa, uma vez que estão disponíveis na maioria dos alimentos.

E quais os alimentos que contêm vitamina B5?

Os alimentos com vitamina B5 vêm de fontes vegetais e animais. Veja:

– Salmão selvagem: o salmão selvagem é uma das melhores proteínas animais que existem. É alto em B5 e muitos outros nutrientes como os ácidos graxos ômega 3, altamente anti-inflamatórios. Essas são as conclusões de estudos da Universidade de Maryland (EUA).

O consumo regular de alimentos anti-inflamatórios, como o salmão selvagem, pode melhorar a saúde, já que a inflamação é considerada a raiz da maioria das doenças.

vitamina-b5-beneficios-incriveis-para-a-saude-e-beleza-do-corpo-2

– Sementes de girassol:  são um lanche tão fácil e saboroso que é rico em vitamina B5, bem como proteínas e vitamina E. Uma pesquisa de Departamento de Medicina de Chicago (EUA), relacionou a ingestão de alimentos ricos em vitamina com uma diminuição do risco de doença cardíaca coronária.

– Lentilhas: são ricas em vitaminas do complexo B, folato e manganês. Com 18 gramas de proteína por porção de xícara, as lentilhas são uma das principais fontes de proteína vegetal. Então, se você não come carne, as lentilhas são uma ótima opção para sua dieta.

– Ovos: são ricos em vitamina B5 e também são uma fonte muito acessível de proteína. Quando você opta por ovos caipiras, obtém ainda mais nutrientes essenciais, como betacaroteno e ômega 3, mas com menos colesterol.

– Couve-flor: é um tipo de vegetal crucífero e consumo desta classe de vegetais tem sido associada à prevenção do câncer. De acordo com estudos publicados em “Harvard Health Publishing”, como um vegetal crucífero, a couve-flor é útil para a digestão e desintoxicação por causa de seus glucosinolatos contendo enxofre, que suportam a absorção de nutrientes e a remoção de resíduos.

– Fígado de Galinha:  frango, pato e fígado de boi são verdadeiros superalimentos que contém vitaminas do complexo B.  O fígado de galinha é incrivelmente rico em vitamina B5 e B12 e é um excelente alimento para prevenir a anemia.

 

Se você gostou desse conteúdo, repasse-o para amigos e familiares, afinal compartilhar saúde e beleza é Vital!

Referências:
ncbi.nlm.nih.gov
livescience.com
academic.oup.com
umms.org
nutritiondata.self.com
health.harvard.edu
draxe.com

1 comentário em “Vitamina B5: benefícios incríveis para a saúde e beleza do corpo”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O ômega 3 pode ajudar na prática de exercícios físicos?

Você que pratica esporte, já sabe dos benefícios que a atividade física tem para seu corpo, certo? E quanto à alimentação? Já pensou em inserir óleos naturais na sua dieta? Mas calma, eles não engordam!

Estudos têm comprovado que alguns tipos de gorduras boas, como o ômega 3, podem fazer com que o corpo acumule menos toxinas e menos gorduras, favorecendo o emagrecimento, a perda de massa gorda e o ganho de massa magra. Além de promover estes benefícios, óleos como o de linhaça, gergelim e girassol, podem auxiliar na melhora do sistema imunológico e na recuperação mais rápida das fibras musculares.

Ômega 3: saiba porque ele é bom para o cérebro!

As estatísticas mostram que a longevidade está aumentando em todos os países do mundo. Esta é uma boa notícia, mas que traz uma preocupação: não adianta viver mais, é preciso também viver melhor.

Isso já é possível graças aos avanços da medicina e da mudança do estilo de vida dos idosos que estão mais conscientes da prática de exercícios físicos e de uma boa alimentação.

E com a idade, um dos principais cuidados deve ser com o cérebro, uma vez que existem várias doenças ligadas a idade, principalmente o Mal de Parkinson e o Alzheimer.