A vitamina D é essencial para a boa saúde e o desenvolvimento das crianças. Ela auxilia no fortalecimento dos ossos, na prevenção do raquitismo e tem inúmeros benefícios para  um desenvolvimento saudável dos pequenos. Você sabe o quanto seu filho precisa de vitamina D?

Por que a vitamina D é importante

vitamina-d-essencial-para-criancasA vitamina D ajuda o corpo a absorver sais minerais como o cálcio e auxilia na formação de dentes e ossos fortes. Segundo o pesquisador Michael F. Holick, professor de medicina, fisiologia e biofísica na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, a deficiência de vitamina D pode não só causar raquitismo (doença que pode levar à deformidade óssea e fraturas) como também pode evitar que a criança atinja a altura geneticamente programada e o pico de massa óssea.

A vitamina D também funciona como um hormônio, com muitas outras funções no organismo da criança, incluindo a regulação do sistema imunológico, a produção de insulina e o crescimento celular.

Qual a quantidade de vitamina D necessária?

Crianças até 12 meses de idade têm necessidade de 400 unidades internacionais (UI), ou 10 microgramas (mcg) por dia. Crianças com mais de 1 um ano, é recomendável 600 UI ou 15 mcg por dia.

Quais são as melhores fontes de vitamina D

vitamina-d-solA vitamina D é chamada a “vitamina do sol” porque o corpo pode produzir quando a pele é exposta à luz solar. Mas o corpo do seu filho não é capaz de produzir vitamina D quando coberto com roupas ou protetor solar para bloquear os raios do sol. Outros obstáculos para a produção de vitamina D através da exposição solar incluem poluição atmosférica, nuvens, pele escura e localização geográfica.

Embora seja difícil estimar quanto tempo uma pessoa precisa ficar no sol para produzir a quantidade recomendada de vitamina D, alguns pesquisadores dizem que de 5 a 30 minutos, pelo menos duas vezes por semana já é o suficiente.

Mas especialistas alertam que a radiação ultravioleta do sol é a principal causa de câncer de pele, e é difícil de julgar se você pode obter quantidade suficiente de vitamina D do sol sem aumentar o potencial risco de um câncer de pele. Então, vale considerar a busca de outras maneiras de obter a vitamina D necessária – como a suplementação.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que todos os bebês, crianças e adolescentes façam uso de suplementos de vitamina D de 400 IU por dia. As crianças que são muito pequenas para usar as vitaminas mastigáveis podem fazer o uso de suplementos líquidos.

Alguns dos melhores alimentos fontes de vitamina D:

30 gramas de salmão: 102 UI

170 gramas de iogurte fortificado: 80 UI

30 gramas de atum em conserva, escorrido e embalados em óleo: 66 IU

1/2 copo de suco de laranja, fortificado com 25% do valor diário de vitamina D: 50 UI

1/2 xícara de leite fortificado (integral, baixo teor de gordura ou desnatado): 49 IU

Uma fatia fortificada queijo americano: 40 UI

1/2 xícara de cereais fortificados: 19 IU

30 gramas de peixe cavala: 11,6 IU

A quantidade de vitamina D nos alimentos variam um pouco, dependendo da marca do produto. As crianças podem comer mais ou menos do que os valores indicados, dada a sua idade e apetite. As mães sabem o quanto é difícil fazê-los comer alimentos saudáveis, não é?

Cuide do seu bem mais precioso!

vitamina-d essencial para criançasUm pouquinho de sol, alimentação balanceada sempre que possível e uma boa suplementação com vitamina D, está garantido o bom desenvolvimento do seu filhote e a tranquilidade da mamãe e do papai!
Nós da Vital Âtman buscamos sempre o melhor para a saúde, do bebê ao vovô. Estamos preparando uma surpresa super Vital para vocês! Continuem acompanhando nosso blog e aguardem!!!

Referências