A alimentação e o que ingerimos está 100% ligado à saúde e bom funcionamento do organismo e isso, provavelmente, você já sabe. Mas, sabia que os alimentos que você consome também têm fator essencial na sua beleza? E, mais que somente a sua alimentação, existem suplementos que podem agir também no âmbito estético? Se você está se perguntando “como assim?!”, essa publicação vai ser muito esclarecedora. Quer ver?

Pele, cabelo, unha e alimentação

Conquistar uma pele mais saudável, disfarçar os impactos da idade causados pelas marcas de expressão, ter um cabelo com mais brilho e forte e melhorar a saúde e resistência das unhas… Se, enquanto listamos todos esses tópicos, você se identificou e desejou usufruir de algum destes benefícios estéticos, saiba que muitos minerais e vitaminas presentes em alimentos e suplementos muito conhecidos por nós, e que fazem parte da rotina de quem se alimenta de maneira saudável, podem ser ótimas (e até deliciosas) maneiras para obter resultados como esses que citamos.(1)

vitaminas-e-minerais-que-podem-te-deixar-mais-belo-e-com-mais-saude

Nutrição, estética e nutricosméticos

O conceito de beleza de dentro para fora tem tudo a ver com a nutrição e vamos explicar o porquê.

De acordo com diversos estudos, produtos como os cremes hidratantes e soluções tópicas podem não bastar para diminuir a velocidade dos efeitos causados pelo envelhecimento ou fortalecer nossos cabelos e unhas. Por isso, o mercado dos nutri cosméticos tem crescido tanto! (1)

Esta categoria de produtos tem como premissa proteger, regenerar e tratar a pele, as unhas e os cabelos de dentro pra fora, além de também agir no equilíbrio do déficit nutricional de quem os consome, como a falta de proteínas, vitaminas, minerais e no combate ao excesso dos radicais livres no corpo humano. Para atingir os resultados requeridos, os nutricosméticos apresentam, em sua composição, ativos de origem vegetal, sais minerais, aminoácidos e vitaminas.

Porém, é importante deixar claro que estes produtos por si só não substitui em uma dieta saudável. Ou seja, é preciso aliar os benefícios dos nutricosméticos com alimentação e estilo de vida saudáveis. (2)

A busca incessante pelo combate ao envelhecimento

As maiores queixas de quem procura soluções estéticas estão vinculadas ao envelhecimento. Que vamos envelhecer é uma certeza que todos temos, não é mesmo? Afinal, envelhecer é um processo natural de qualquer ser vivo.

O envelhecimento é um processo dinâmico e que se desenvolve gradualmente por meio de modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e, até, psicológicas. Esse processo é caracterizado pelo declínio funcional celular, mudanças estruturais e repercussões clínicas.(3)

Idade, predisposição genética, excesso de radicais livres, radiação ultravioleta, componentes tóxicos e alérgicos, alterações hormonais, estresse, má nutrição celular, imunidade e outros fatores estão associados ao envelhecimento da nossa pele.

Ou seja, envelhecimento pela luz, inflamações, redução da função imune, desequilíbrio da homeostase epidérmica e outras desordens da pele são consequências dos fatores que citamos acima. (4)

Visando a busca pelo combate aos efeitos do envelhecimento e também para a melhora do aspecto e saúde dos cabelos e unhas, a partir de agora, vamos abordar de uma maneira mais minuciosa cada ativo (vitaminas e minerais) que pode atuar de maneira direta e eficaz para que você consiga notar os resultados desejados de maneira saudável e equilibrada.

vitaminas-e-minerais-que-podem-te-deixar-mais-belo-e-com-mais-saude

Afinal, quais são os minerais e vitaminas que podem fazer bem para a pele, unha e cabelo?

Vitamina A (Retinol): A vitamina A é uma substância com grande capacidade antioxidante que desempenhafunçãoantienvelhecimento e atua contra o espessamento e a pigmentação excessiva da pele, facilitando sua hidratação e combatendo a formação de radicais livres.Além disso, ela tem como objetivo promover menor oxidação e estimular a produção do colágeno. Os benefícios que podem ser observados através desta vitamina são: remoção de manchas, renovação celular, redução do ressecamento da pele e aceleração do crescimento dos cabelos.(2, 5)

Alimentos ricos em vitaminas A: couve, espinafre, cenoura, agrião, ovo, manga, mamão, tomate, abóbora, damasco e fígado. (6)

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): Nutriente que age fisiologicamente como a coenzima A no metabolismo dos ácidos graxos, dos hormônios sexuais e adrenocorticais. Ele pode diminuir a secreção de sebo e, consequentemente, o aparecimento de acne, desempenhar efeito hidratante, cicatrizante e estimulante para a reparação de tecidos. Para os cabelos, a vitamina B5 pode auxiliar na retenção natural dos fios.(2, 4)

Alimentos ricos em Vitamina B5: carnes, legumes e grãos de cereais integrais.(7)

Vitamina C (Ácido Ascórbico): Uma vitamina hidrossolúvel e termolábil, vital para o funcionamento das células e que age como cofator para duas enzimas essenciais na biossíntese do colágeno. Possui efeitos antioxidantes que são importantes em processos cicatrizantes e inibe a tirosinase, atuando como clareador cutâneo. Essa vitamina é muito utilizada para prevenção contra os danos causados pelo sol, tratamento de melasma, estrias e outros.(3, 8)

Alimentos ricos em vitamina C: frutas cítricas, brócolis, tomate e couve. (6)

Biotina (Vitamina B7): Necessária para o bom funcionamento de todas as células do corpo, a biotina é um tipo de vitamina hidrossolúvel essencial que funciona como uma coenzima no metabolismo das purinas (um tipo de proteína) e carboidratos, além de atuar na formação e restauração da pele, unhas e cabelo. Ela pode auxiliar na hidratação da pele e favorecer o crescimento e fortalecimento das unhas e cabelos. (9,10)

Alimentos ricos em biotina: leites e derivados, peixes, nozes, soja, amendoim, couve-flor, espinafre, banana, morango, sementes de girassol, lentilhas e cevada.(10)

Vitamina E (Tocoferol): Desempenha ação amplamente antioxidativa, tem propriedade umectante e também é uma grande neutralizadora de radicais livres. Auxilia no combate do envelhecimento, protege a pele contra a radiação ultravioleta, diminui o aparecimento de linhas finas e rugas.(2, 3)

Alimentos ricos em Vitamina E: grãos, carnes, ovos, peixes, produtos lácteos e óleos vegetais (girassol, milho, canola e azeite de oliva). (6)

Selênio: Mineral que tem a capacidade de neutralizar os radicais livres e apresenta ação antioxidante. (1)

Alimentos ricos em selênio: nozes, castanha do Pará, arroz integral e frutos do mar. (6)

Zinco: Possui participação na defesa antioxidante plasmática além de também participar da neutralização do radical livre hidroxila. (11)Além disso, participa de reações do metabolismo celular e é responsável pela formação de queratina, sendo importante para o crescimento de cabelos e unhas e para manter a integridade da pele.

Alimentos ricos em zinco: mariscos, ostras, carne vermelha, fígado e nozes. (12)

Outros: Os sais de manganês e cobre também podem estimular a proliferação de queratinócitos, acelerando a recuperação da barreira cutânea. (13)

Como podemos notar, um dos maiores benefícios que os minerais e vitaminas que colocamos aqui têm em comum é a ação antioxidante. Você notou?

Nem sempre conseguimos consumir a quantidade necessária destes nutrientes apenas pela alimentação. Por isso, os suplementos se tornam excelentes alternativas para um tratamento saudável e eficiente.

vitaminas-e-minerais-que-podem-te-deixar-mais-belo-e-com-mais-saude

Vital Beauty Hyaluronic:

Seguindo o conceito de beleza de dentro pra fora, em nossa linha de produtos, contamos com o Beauty Hyaluronic, um suplemento alimentar composto por diversas vitaminas e minerais que citamos acima, além de óleos e ácido hialurônico, criado para homens e mulheres que buscam uma aparência natural, com aspecto de saudáveis e hidratados. Trata-se de uma fórmula exclusiva, prensada a frio, que auxilia na melhora dos sinais de envelhecimento cutâneo, além da manutenção do cabelo e da pele. (14)

A alimentação saudável aliada à suplementação pode ser a melhor estratégia para alcançar seus objetivos, desde que feita com a orientação e o acompanhamento de um profissional da saúde. Seguindo desta maneira, sua pele, cabelos, unhas e autoestima vão agradecer!

FONTES: 
  1. ZANETTI, Larissa Aparecida; SPECK, Milena Moreira; MEDEIROS, Fabiana Durante de. Revisão sistemática: nutricosméticos utilizados nos tratamentos das disfunções estéticas. Universidade do Sul de Santa Catarina, 2019. Disponível em <https://riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/7641/tcc%20rev%20sistematica.pdf?sequence=2&isAllowed=y>. Acesso em 26 jul. 2020.
  1. CABRAL, Amanda Cordeiro; BENATTI, Sara; FRANÇA, Ana Júlia V. B. Du Vernay. O benefício do uso de nutricosméticos em tratamentos estéticos associados ao uso de produtos cosméticos. Disponível em <http://siaibib01.univali.br/pdf/Amanda%20Cabral,%20Sara%20Benatti.pdf>. Acesso em 26 jul. 2020. 
  1. SILVA, Teresa de Jesus Sousa; MEIJA, Dayane Priscila Maia. Os benefícios da vitamina C no combate ao envelhecimento cutâneo. Disponível em <https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/38/04_-_Os_benefYcios_da_Vitamina_C_no_Combate_ao_Envelhecimento_CutYneo.pdf>. Acesso em 26 jul. 2020.
  1. Suplementação e estética. VP Centro de Nutrição Funcional. Disponível em <https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/deb3db3ad51ce7d2e1a811ba99cda927.pdf>. Acesso em 16 jul. 2020.
  1. ANDRADE, Kellen. Ação dos antioxidantes tópicos no combate ao envelhecimento cutâneo. Manaus. Disponível em <https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/201/4-AYYo_dos_antioxidantes_tYpicos_no_combate_ao_envelhecimento_cutYneo.pdf>. Acesso em 26 jul. 2020.
  1. XAVIER, Michelle Papini; MIAMOTO, Juliana Maia. Estética e Nutrição: Aliadas em Busca do Corpo Perfeito. Disponível em <http://repositorio.unis.edu.br/bitstream/prefix/489/1/EST%C3%89TICA%20E%20NUTRI%C3%87%C3%83O%20ALIADAS%20EM%20BUSCA%20DO%20CORPO%20PERFEITO.pdf>. Acesso em 26 jul. 2020
  1. As vitaminas do complexo B. Aditivos & Ingredientes. Disponível em <https://funcionaisnutraceuticos.com.br/upload_arquivos/201612/2016120367203001481552689.pdf>. Acesso em 28 jul. 2020.
  1. AZULAY, MônicaManelaet al. Vitamina C. An. Bras. Dermatol., vol.78, no.3, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962003000300002>. Acesso em 26 jul. 2020.
  1. MELO, Tatiany Reis; NETO, Geraldo da Silva Xavier; JÚNIOR, Márden Estêvão Mattos. A interferência da biotina em exames tireoidianos. Revista Psicologia e Saúde em Debate, 2018. Disponível em <http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/385>. Acesso em 26 jul. 2020.
  1. FILHO, Alonso Augusto Moreira; OLIVEIRA, VandeniseKrepker. Biotina para cabelos e unhas. AbcMed, 2017. Disponível em <https://www.abc.med.br/p/vida-saudavel/1288548/biotina+para+cabelos+e+unhas.htm>. Acesso em 26 jul. 2020.
  1. CATANIA, Antonela Siqueira; BARROS, Camila Risso; FERREIRA, Sandra Roberta G. Vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e risco cardiometabólico: controvérsias e perspectivas. Arq. Bras. Endocrinol. Metab., 2009. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/abem/v53n5/08.pdf>. Acesso em 26 jul. 2020.
  1. MAFRA, Denise; COZZOLINO, Sílvia Maria Franciscato. Importância do zinco na nutrição humana. Rev. Nutr., vol. 17, no. 1. Campinas, 2004. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000100009#:~:text=Os%20alimentos%20diferem%20no%20seu,fontes%20relativamente%20boas%20de%20zinco.>. Acesso em 28 jul. 2020.
  1. ADDOR, Flavia Alvim S. Influência da suplementação de nutrientes no metabolismo dos queratinacitos: estudo in vitro. Surgical&CosmeticDermatology, 2011. Disponível em <http://www.surgicalcosmetic.org.br/detalhe-artigo/201/Influencia-da-suplementacao-de-nutrientes-no-metabolismo-dos-queratinocitos–estudo-in-vitro>. Acesso em 26 jul. 2020.
  1. Vital Âtman. BeautyHyaluronic, Disponível em <https://www.vitalatman.com.br/produto/beauty-hylauronic/>. Acesso em 26 jul. 2020.