Muito se fala da vitamina D3 mas será que ela também pode melhorar o desempenho dos atletas?

Nesse blog post você vai saber como isso é possível, mas antes vamos falar um pouco sobre esta vitamina.

Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D3 é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Por ser uma vitamina lipossolúvel, além do sol ela precisa de gordura para ser absorvida.

Sua principal função é a regulação da homeostase do cálcio, formação e reabsorção óssea, através da interação com a paratireóide, rins e intestino.

Além disso, ela é essencial para bom funcionamento de diversas funções no nosso corpo, incluindo a saúde cardiovascular, melhora da imunidade, prevenção de doenças crônicas e até melhora da saúde mental.

Mas como ela pode melhorar o desempenho dos atletas?

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Ultimamente os cientistas começaram a reconhecer que mesmo atletas jovens e saudáveis podem ser afetados por deficiências de vitamina D3, e estão investigando o papel que essa vitamina pode ter no desempenho e na lesão.

Já em 1940 e 1950, uma pesquisa alemã sugeriu que a luz ultravioleta melhorou o desempenho atlético de atletas. Eles tiveram melhor desempenho nos meses de verão (quando expostos a mais luz UV) do que no inverno.

Mais recentemente foi um estudo com bailarinas profissionais. Elas tomaram 2000 UI de vitamina D3 (em forma de suplemento) por quatro meses e tiveram um desempenho melhor e sofreram menos lesões.

 

 

Em outro estudo com 14 remadores, uma dieta diária de 6.000 UI pareceu aumentar a captação máxima de oxigênio dos atletas, que é uma medida da capacidade do corpo de usar oxigênio e, assim, gerar energia.

Mas como obter vitamina D3?

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Além da exposição ao sol, alguns alimentos contêm esta vitamina. Entretanto a forma mais segura e prática de obter vitamina D3 é através de bons suplementos. Eles já vêm com a dose certa nesse nutriente, são fáceis de ingerir e de incorporar na rotina.

O problema dos alimentos é que, para obter a quantidade diária ideal para que o corpo obtenha os benefícios, seria preciso ingerir uma grande quantidade deles.

Por isso os suplementos são a melhor escolha! Mas atenção! Antes de comprar o produto, verifique se a empresa é idônea e se está há bastante tempo no mercado, afinal é sua saúde que está em jogo.

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Referências
Barker, T., Henrikesne, V. T., Martins, T. B., Hill, H.R., Kjeldsberg, C.R., Schneider, E. D., Dixon, B. M., & Weaver, L.K. (2013, maio). Maiores concentrações séricas de 25-hidroxivitamina D associam-se a uma recuperação mais rápida da força muscular esquelética após lesão muscular. Nutrientes 5: 1253-1275; doi: 10.3390 / nu5041253.
thehansindia.com
outsideonline.com
precisionnutrition.com
NAIR,R.,MASEEH,A., Vitamin D: The “sunshine” vitamin.(2012). JournalofPharmacologyandPharmacotherapeutics.Vol 3
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