Amamentação: 10 respostas para as perguntas mais frequentes

Todo mundo sabe da importância da amamentação! Além de ser um ato de amor, a amamentação reforça os laços entre mamãe e bebê! E mais: o leite materno é o alimento ideal, pois tem a quantidade certa de nutrientes para que o bebê cresça forte e saudável. Este ato é tão importante que, em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o “Dia Mundial da Amamentação”. Ele é comemorado em 1º de agosto e abre a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Veja agora respostas para 10 perguntas mais frequentes sobre amamentação:
Share on facebook
Share on twitter

Todo mundo sabe da importância da amamentação! Além de ser um ato de amor, a amamentação reforça os laços entre mamãe e bebê! E mais: o leite materno é o alimento ideal, pois tem a quantidade certa de nutrientes para que o bebê cresça forte e saudável.

Este ato é tão importante que, em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o “Dia Mundial da Amamentação”. Ele é comemorado em 1º de agosto e abre a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Veja agora respostas para 10 perguntas mais frequentes sobre amamentação:

1 – Amamentar é fácil?

Os bebês nascem com o reflexo de procurar pelo seio da mãe. No entanto, muitas mães precisam de ajuda para posicionar o bebê para a amamentação e garantir que ele consiga alcançar o seio. A amamentação demanda tempo e prática para mães e bebês. Por isso é importante que as mães tenham apoio e espaço adequados em casa ou no trabalho para amamentar seus filhos.

2 – É normal que a amamentação machuque os mamilos?

Nos primeiros dias da amamentação, quando o bebê está aprendendo a mamar, muitas mães sentem desconforto e dores no mamilo. Isso pode ser evitado posicionando o bebê corretamente no seio. Se ainda assim a mãe estiver sentindo dor, é preciso procurar ajuda de um profissional da saúde para ajudá-la a resolver o problema. O momento da amamentação deve ser prazeroso para a mãe, e não um momento de desconforto.

amamentacao-10-respostas-para-perguntas-mais-frequentes-2

3 – É preciso lavar os mamilos antes de amamentar?

Isso não é necessário. Quando os bebês nascem, eles já estão muito familiarizados com os cheiros e sons da própria mãe. Os mamilos produzem uma substância que é reconhecida pelo bebê pelo cheiro. Além disso, essa substância tem “bactérias boas” que ajudam a construir o sistema imunológico saudável dos bebês para a vida toda.

VEJA TAMBÉM: OS 11 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO PARA MÃES E BEBÊS!

4 – É preciso separar o recém-nascido da mãe para que ela descanse?

Não. Médicos, enfermeiros e parteiras incentivam a prática da “mãe canguru”. Isso significa colocar o bebê em contato direto com a pele da mãe imediatamente após o nascimento. Esta é uma prática muito importante que ajuda o bebê a se conectar melhor com sua mãe e encontrar e sugar o peito. Esta prática, feita com frequência, ajuda a estabelecer a amamentação.

5 – As mães devem mudar a dieta durante a amamentação?

As lactantes precisam ter uma dieta balanceada, mas isso deve ocorrer desde a concepção, pois os bebês são expostos às preferências alimentares de suas mães desde o momento em que estão no útero! Isso também ocorre na amamentação: muitos dos nutrientes ingeridos pelas mães passam para os bebês através do leite materno. Por isso o ideal é que, desde o começo da gravidez, as mães tenham uma alimentação e hábitos de vida saudáveis.

VEJA TAMBÉM: SUPLEMENTOS E ALIMENTOS QUE TODA GRÁVIDA DEVE CONHECER

6 – É preciso amamentar o bebê o quanto antes?

É mais fácil começar a amamentação na primeira hora após o nascimento. Isso porque os reflexos do bebê são muito fortes neste momento, ou seja, nesta hora, eles estão prontos para aprender a se alimentar no peito. Se você não conseguir amamentar seu bebê logo após o nascimento, faça-o o mais rápido possível. Se precisar, peça ajuda de um um profissional da saúde. 

amamentacao-10-respostas-para-perguntas-mais-frequentes

7 – Algumas mães não conseguem produzir leite suficiente?

Quase todas as mães produzem a quantidade certa de leite para seus bebês. A produção de leite materno é determinada pela adaptação do bebê ao seio, pela frequência do aleitamento materno e pela quantidade de leite que o bebê retira em cada mamada. Em caso de dúvidas, as mães devem procurar o médico e continuar com sua rotina de alimentação e hábitos de vida saudáveis. 

VEJA TAMBÉM: COMO ARMAZENAR O LEITE MATERNO

8 – Mães doentes devem amamentar?

Dependendo do tipo de doença, as mães podem sim, continuar amamentando quando estão doentes. Apenas é preciso ter o cuidado de obter o tratamento certo, descansar e se alimentar. Em muitos casos, os anticorpos produzidos pela mãe para tratar a doença são transmitidos para seu bebê, assim ele pode construir suas próprias defesas. Mas em todos os casos, as mães devem primeiro consultar o médico.

9 – Mães que trabalham devem parar de amamentar?

Muitas mães continuam amamentando depois de voltarem ao trabalho. Isso é perfeitamente saudável. Nesse caso, é recomendável que as mães procurem o setor de Recursos Humanos da empresa para conversar sobre o assunto. Existem duas soluções: alguém da família pode levar o bebê até o trabalho ou a mãe pode ir até a sua casa para amamentar o bebê. Caso a mãe opte por amamentar no local de trabalho, o ideal é que a empresa ofereça um local limpo e confortável para mamãe e bebê durante esse momento. 

Tudo depende do bom-senso, mas a lei brasileira prevê, no artigo 396 da CLT que, durante a jornada de trabalho, a mãe tem direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um, para amamentar o próprio filho, até que ele complete seis meses de idade.

amamentacao-10-respostas-para-perguntas-mais-frequentes-3

10 – Bebês amamentados são mais mimados?

Todos os bebês são diferentes. Alguns são mais dependentes das mães e outros não, independentemente da forma como são alimentados. A amamentação fornece a melhor nutrição para bebês e também é importante para o cérebro em desenvolvimento. Bebês amamentados ficam mais próximos às mães e, por isso, podem desenvolver uma relação mais próximas com elas, mas isso não determina o comportamento deles.

Se você gostou deste conteúdo, repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde também na amamentação é Vital!

 

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Vitamina B5: benefícios incríveis para a saúde e beleza do corpo

Você já ouviu falar em ácido pantotênico? E se eu disser Vitamina B5? Talvez agora sim, certo? Na verdade, esses são dois nomes para a mesma substância.

O ácido pantotênico recebe o nome da raiz grega “pantos”, que significa em todos os lugares, porque está disponível em uma variedade muito grande de alimentos.

Como as outras vitaminas B, ela desempenha um papel importante no metabolismo energético, atuando como uma coenzima para reações químicas produtoras de energia. Além disso também atua na síntese de gordura, hormônios e neurotransmissores no cérebro.