Neste verão proteja-se dos fungos com os óleos de coco e orégano!

O verão é muito bom para tomar banho de mar, piscina, pegar aquela sauna e praticar esportes ao ar livre. Mas sabia que é nessa época do ano que a maioria das doenças causadas por fungos aparece? É que no verão, o ambiente torna-se mais quente e úmido e essas são as condições ideais para a proliferação dos fungos.
Share on facebook
Share on twitter

O verão é muito bom para tomar banho de mar, piscina, pegar aquela sauna e praticar esportes ao ar livre. Mas sabia que é nessa época do ano que a maioria das doenças causadas por fungos aparece? É que no verão, o ambiente torna-se mais quente e úmido e essas são as condições ideais para a proliferação dos fungos.

Os fungos causadores de doenças encontram-se em diversos lugares, como piscinas, praias, terra úmida, animais, utensílios de manicure e objetos compartilhados – e estão associados a diversos problemas de saúde. A micose, por exemplo, é causada por mais de 100 espécies de fungos que se alimentam da gordura e queratina presentes na nossa pele e unhas.

A boa notícia é que o óleo de coco e o óleo de orégano prensados a frio são dois tipos de alimentos que contêm ricas propriedades antifúngicas e, por isso, podem ser eficientes para ajudar a inibir esses micro-organismos indesejáveis.

Veja quais são as principais doenças relacionadas à fungos e o que fazer para combatê-las de forma natural!

Pés

Neles, os fungos podem causar frieira ou pé de atleta, que é a micose de pele entre os dedos e sola dos pés. Os sintomas são muita coceira e descamação; nas unhas eles causam a onimicose, que é uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas que podem ficar mais escuras e espessas.

O que fazer: evite sapatos fechados que, além de desconfortáveis, oferecem maior risco de infecção por fungos. Suavize e hidrate esta área do corpo com uma dose regular de óleo de coco prensado a frio; aplique-o e, em seguida, vista um par de meias para ajudar a pele a absorvê-lo. Sua pele vai ficar hidratada e seus pés livres de fungos!

neste-verao-proteja-se-dos-fungos-com-oleo-de-coco-e-oregano-2

Candidíase

É causada pelo fungo Candida albicans que ataca com mais frequência a região genital das mulheres causando corrimento, irritação e forte coceira.  Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível – já que pode ocorrer mesmo sem um contato íntimo – é comum que parceiros de pacientes com candidíase também possam desenvolvê-la. A candidíase pode se desenvolver por diversos fatores, como a queda da resistência do organismo ou da resistência vaginal, favorecendo a multiplicação do fungo e a manifestação dos sintomas.

O que fazer: o tratamento é feito à base de remédios fungicidas orais ou locais e uso de preservativos (indicado para o paciente e também para o parceiro). Para evitar esse fungo, o ideal é evitar relações sexuais desprotegidas, usar roupas muito apertadas ou roupas íntimas de tecido sintético, deixar a área genital úmida por muito tempo (como uso de roupas de banho) e usar duchas vaginais em excesso.

E mais: Você pode consumir o óleo de orégano e o óleo de coco prensados a frio, que são grandes aliados da saúde feminina para o combate à candidíase. Isso porque um dos principais nutrientes presentes no óleo de coco é o ácido láurico, um tipo de ácido graxo que pode auxiliar na imunidade do corpo. Já o óleo de orégano prensado a frio possui ricas propriedades antibacterianas, antimicóticas e antivirais, podendo contribuir na inibição do fungo causador da candidíase.

neste-verao-proteja-se-dos-fungos-com-oleo-de-coco-e-oregano-1

Intestino

Os fungos também podem atacar o intestino provocando prisão de ventre, dores abdominais, cólicas e excesso de gases. Um dos motivos que podem causar a proliferação excessiva de fungos no intestino é a baixa na imunidade, gerada, por exemplo, pelo estresse ou pela administração de certos antibióticos em grandes quantidades e por períodos prolongados. Com a queda da imunidade, pode ocorrer a eliminação de grande parte da flora bacteriana intestinal (bactérias boas ao nosso corpo), favorecendo a reprodução em excesso de fungos.

O que fazer: Ter uma alimentação equilibrada é um dos principais fatores que contribuem para aumentar a imunidade do corpo e inibir a proliferação excessiva de fungos no intestino. E alguns nutrientes específicos podem ser grandes aliados no combate a esse desequilíbrio da flora intestinal.

O óleo de orégano prensado a frio pode ajudar a prevenir a proliferação de micro-organismos indesejáveis que causam incômodo intestinal, prisão de ventre e dores abdominais. Já o óleo de coco prensado a frio também possui propriedades biológicas que ajudam a destruir fungos e leveduras causadores de micoses, candidíase e aftas, além de auxiliar a inibir parasitas que podem causar infecções intestinais, como giardíase. Outras propriedades biológicas do orégano prensado a frio são as atividades antibacteriana e antifúngica, que fazem dele um grande aliado do sistema digestivo, ajudando a diminuir a formação de gases e a prevenir as cólicas no intestino.

neste-verao-proteja-se-dos-fungos-com-oleo-de-coco-e-oregano

Ajuda na imunidade

O carvacrol, um dos compostos potentes encontrados no óleo de orégano prensado a frio, é particularmente eficaz contra infecções bacterianas e mais responsivo do que outras ervas, como a equinácea, aumentando a imunidade do corpo. É também um remédio poderoso para o combate da candidíase e infecções fúngicas, especialmente para aqueles que são resistentes a drogas antifúngicas alopáticas.

Mas atenção! Ao consumir óleo de coco ou óleo de orégano, certifique-se de que eles tenham sido obtidos por primeira e única prensagem a frio, pois somente assim são mantidas as propriedades terapêuticas e nutricionais destes alimentos!

Gostou das dicas? Então aproveite que estamos em pleno verão e passe essas dicas para seus amigos! Afinal, compartilhar saúde é Vital!

Referências
http://www.prevention.com/beauty/coconut-oil-cures-for-your-skin-and-hair
http://www.allure.com/story/beauty-uses-for-coconut-oil
http://articles.mercola.com/herbal-oils/oregano-oil.aspx

1 comentário em “Neste verão proteja-se dos fungos com os óleos de coco e orégano!”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Está grávida? Conheça seis exercícios ótimos para você!

De repente aparece uma notícia que muda sua vida para sempre: “você está grávida”!

Passado o impacto inicial e a sensação de já ser mãe, vêm muitas dúvidas: “Será que é menino ou menina”? “Qual o nome que eu vou dar”? Será que devo mudar minha alimentação? E como vai ficar o trabalho? Será que posso continuar frequentando a academia?

Para responder todas a estas perguntas o ideal é consultar um médico e começar o acompanhamento da gestação. Isso vai garantir a saúde da mamãe e de bebê até o nascimento.